Município de Azambuja participa no congresso Portugal Smart Cities Summit 2021

> Vídeo da participação do Presidente da Câmara Municipal de Azambuja no Portugal Smart Cities Summit 2021 (visualizar a partir das 01h41)

O Presidente da Câmara Municipal de Azambuja, Silvino Lúcio, foi um dos intervenientes, na manhã desta quarta-feira, em Lisboa, numa conferência dedicada ao tema “Transição Energética e Sustentabilidade: o caso da geração fotovoltaica”.

Este foi um dos painéis integrados no evento Portugal Smart Cities Summit 2021, a decorrer de 16 a 18 de novembro, no espaço da FIL, numa iniciativa da Fundação AIP.

A adesão ao convite da organização enquadra-se na estratégia do Município de Azambuja que entende ter um papel a desempenhar no combate às alterações climáticas, uma das maiores ameaças que enfrentamos a nível ambiental, social e económico.

O presidente agradeceu o convite e sublinhou que, na ótica da Autarquia, a partilha de informação é fundamental em qualquer processo estratégico para o concelho, por isso em resposta a este desafio, pretendemos ser um dos primeiros municípios a ter um Roteiro para a Neutralidade Carbónica, que identifique ações e projetos concretos a desenvolver em áreas como energia, transportes, resíduos e agricultura, floresta e outros usos do solo, tornando o município mais sustentável e competitivo.

As energias renováveis são, claramente, o caminho a seguir, e é o caminho que Azambuja já está a fazer. Relativamente ao caso das centrais fotovoltaicas que estão em análise para o território deste concelho, o Presidente Silvino Lúcio assumiu que a questão tem gerado alguma contestação e lamentou que a Administração Central tenha apresentado o processo numa fase já muito adiantada. Justificando esta posição, defendeu que o município, as freguesias e as populações deveriam ser envolvidas desde o início na definição de projetos e em decisões que tenham implicações na vida das suas comunidades.

Por fim, o presidente afirmou que estas políticas de descarbonização só terão sucesso com uma mudança de mentalidades e de comportamentos, quer de cada um de nós cidadãos, quer das diversas instituições, no compromisso e num verdadeiro esforço por uma cada vez maior eficiência energética.