Projeto “O Museu e a Escola” mostra o Concelho de Azambuja aos alunos do 3º ano

O projeto “O Museu e a Escola”, promovido pelo Município de Azambuja, através dos serviços educativos do Museu Municipal Sebastião Mateus Arenque está de volta às escolas do concelho, para mais um ano letivo.

Este é um projeto no qual os professores e alunos  do 3º ano, do 1º ciclo ensino básico, são convidados a partirem à descoberta das freguesias do nosso município e, através da experiência em campo, conhecer melhor a História e o Património do Concelho de Azambuja.

O programa tem a duração de dois dias, percorrendo as áreas localmente conhecidas como “Alto Concelho” e “Baixo Concelho”. O primeiro dia é dedicado às freguesias de Alcoentre e União das Freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de São Pedro e Maçussa, enquanto no segundo dia, são desvendadas as freguesias de Aveiras de Cima, Vale do Paraíso, Aveiras de Baixo, Azambuja e Vila Nova da Rainha.

As visitas e atividades desenvolvidas têm como objetivo permitir aos alunos conhecer e explorar o território onde habitam e estão integrados. Para além da história e do património, são ainda abordadas questões relacionadas com a cultura local, tradições, limites administrativos e a sua geografia. Refira-se que cada criança participante recebe um designado “caderno de campo”, para melhor assimilação da informação recebida na visita e para consolidação de toda a experiência vivida.

Estas visitas realizam-se às segundas e sextas-feiras, de acordo com as marcações articuladas entre o museu e os agrupamentos de escolas.