Dia de Azambuja no Festival Nacional de Gastronomia de Santarém – 27.outubro.2023

Divulgação turística, prova de produtos locais e promoção da marca Azambuja Terras do Torricado.

Sexta-feira, 27 de outubro, será o dia dedicado ao Concelho de Azambuja na 42ª edição do Festival Nacional de Gastronomia. O evento decorre de 27 de outubro a 5 de novembro de 2023, e volta a reunir todo o país à mesa, na Casa do Campino, em Santarém.

O Município de Azambuja estará presente no stand intermunicipal da CIMLT, com uma forte divulgação da variada oferta turística existente no concelho, promoção e prova de produtos locais e reforçando a promoção da marca Azambuja Terras do Torricado.

Ao longo do dia, no espaço do stand,  será possível conhecer e provar diversos produtos regionais que muito têm valorizado o Concelho de Azambuja, nomeadamente, mel e azeite (do produtor Casal da Fonte – Vale do Paraíso); bolachas e biscoitos gourmet (da casa Guezzo – Tagarro); os tradicionais “bolos de casamento” (de Lúcia Soares – Vale do Paraíso); as típicas Queijadinhas de Azambuja (da Pastelaria Favorita – Azambuja) e os variados bolos secos (produzidos por Tradifana – Aveiras de Cima).

Haverá, igualmente, vários momentos de prova dos vinhos vencedores do 40º Concurso de Vinhos do Município de Azambuja (do produtor Quinta da Lapa, de Manique do Intendente – melhor tinto e melhor branco, colheita 2022).

Pelas 18h00, terá lugar uma degustação de Torricado d’Azambuja com Bacalhau (pelo Restaurante Flor de Sal, de Azambuja). Destaque, ainda, para o lançamento, e distribuição gratuita, da primeira edição da “Gazeta do Torricado”.

Às 20h30, no “Espaço Cozinha” do festival, haverá um momento de showcooking, no qual o Chef Daniel Sequeira (do Restaurante Genuinu’s, em Aveiras de Cima) confecionará e dará a provar um “Torricado com desfiado de rabo de touro” e também um “Torricado com bacalhau lascado e pezinhos de coentrada”. Esta prova será harmonizada com vinho tinto “Touriga Nacional” (da Quinta da Lapa, de Manique do Intendente).

Ao nível de animação, Azambuja dinamizará o recinto com uma recriação da “feitura do Torricado no campo”, pela Associação Terra Velhinha.

Com este conjunto de propostas, a Câmara Municipal de Azambuja sugere, a todos, uma visita ao Festival Nacional de Gastronomia em Santarém, dia 27 de outubro – Dia do Município de Azambuja.