Municípios de Azambuja e do Cartaxo assinalaram o Dia da Igualdade com um seminário sobre violência doméstica

Os municípios de Azambuja e do Cartaxo assinalaram o Dia Municipal da Igualdade com a realização de um seminário com o mote “À conversa com…”, subordinado ao tema “Violência Doméstica: Uma questão de género?”.

O evento coincidiu com a efeméride Dia Mundial da igualdade – 24 de outubro, e decorreu no Auditório Municipal da Quinta das Pratas, no Cartaxo. Tratou-se de mais uma iniciativa alinhada com o Plano Municipal pra a Igualdade "Azambuja +Igual", um plano que se encontra em fase de implementação e que é cofinanciado pelo Fundo Social Europeu / Portugal 2020, através do POISE-Programa Operacional Inclusão Social e Emprego.

A sessão de abertura contou com as intervenções do Presidente da Câmara Municipal de Azambuja – Silvino Lúcio, e do Presidente da Câmara Municipal do Cartaxo – João Heitor. Ambos os autarcas evidenciaram a pertinência e atualidade do tema, que requer reflexão, discussão e ação. Por outro lado, sublinharam a boa vizinhança entre os dois concelhos e o trabalho já desenvolvido de parceria entre as autarquias a que presidem, nomeadamente, na área das questões sociais.

O seminário que abordou a problemática da violência doméstica, explorando a questão de se tratar ou não de uma questão de género, teve como moderadora a psicóloga Rute Azevedo, em representação da CIG – Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género. O painel de oradores contou os contributos de Catarina Neves (psicóloga da Casa Abrigo de Homens Vítimas de Violência Doméstica – Cáritas Diocesana de Aveiro); Maria Emília Lima (psicóloga da Casa Abrigo para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica – Casa Vera Cruz, Aveiro); Telmo Jorge (sargento-ajudante, chefe da secção de prevenção criminal e policiamento comunitário do Destacamento Territorial de Alenquer da GNR); Catarina Baiona (Coordenadora da Equipa da Lezíria do Tejo da Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais); e, também, Margarida Rosa (Técnica Superior da Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais).

A sessão de encerramento ficou a cargo das Vereadoras da área da Ação Social, Mara Oliveira – do Município de Azambuja, e Maria de Fátima Vinagre – do Município do Cartaxo. Além de agradecerem a presença da cerca de meia centena de participantes, as duas autarcas reforçaram a importância do trabalho de parceria no mesmo território regional, e afirmaram o objetivo de estreitar os laços e consolidar a colaboração entre os dois municípios.