Complexo Rainha Green Logistics Park de Vila Nova da Rainha obtém a primeira certificação BREEAM Excellent em Portugal

O complexo logístico “Rainha Green Logistics Park”, localizado em Vila Nova da Rainha, Concelho de Azambuja, é o primeiro parque logístico em Portugal a obter o certificado “BREEAM Excellent”.

Com uma área total de 178 mil metros quadrados, dos quais 112 mil de construção, o complexo organiza-se em dois grandes edifícios destinados a armazenagem. Como contributo ao desenvolvimento das infraestruturas locais, foi criado um parque de estacionamento público para veículos ligeiros e pesados, com cerca de 400 lugares, bem como o prolongamento da estrada municipal que lhe dá acesso e um novo acesso pedonal. Refira-se que este projeto foi aprovado pela Câmara Municipal de Azambuja em junho de 2021, na sequência da obtenção da declaração de interesse público municipal. Por sua vez, os alvarás de utilização dos edifícios foram emitidos em agosto e novembro de 2022.

A certificação “BREEAM - Building Research Establishment Environmental Assessment Method” é reconhecida internacionalmente como um dos sistemas de avaliação e certificação de sustentabilidade mais avançados do mundo. Trata-se do primeiro sistema de avaliação da sustentabilidade na construção a oferecer um selo ambiental para edifícios. Através da análise criteriosa dos impactos tecnológicos dos projetos imobiliários, esta metodologia tem desempenhado um papel fundamental na promoção da construção sustentável, desde a sua criação, em 1990, no Reino Unido, pelo Building Research Establishment.

O “Rainha Green Logistics Park” foi construído sob orientação de critérios de eficiência e sustentabilidade para garantir a redução das emissões de CO2, tendo todo o projeto incorporado características sustentáveis que tem como prioridade a responsabilidade ambiental, como a implementação de uma bacia de retenção de água que promove a drenagem natural da chuva, equipamento para carregamento de veículos elétricos, parques para bicicletas, iluminação LED em todo o armazém, instalação de claraboias em 1,5% de todas as áreas (reduzindo o consumo de energia) e instalação de painéis fotovoltaicos em todo o telhado para aproveitamento da energia solar.

Este empreendimento representou um investimento de 100 milhões de euros e, pode concluir-se, que a certificação atribuída reflete não só o compromisso da Green Logistics em promover práticas de negócios mais sustentáveis no setor da logística, mas também o desígnio do Município de Azambuja em estimular o desenvolvimento económico com uma clara preocupação ambiental.

(Fotografias: https://greenlogistics-parks.com/)