Azambuja recebe exposição de pintura “O voo dos pincéis”, de Sónia Mendonça

Patente de 13 de janeiro a 13 de fevereiro, na Galeria da Biblioteca Municipal de Azambuja.

A Biblioteca Municipal de Azambuja vai receber uma exposição de pintura intitulada “O voo dos pincéis”, com obras da artista Sónia Mendonça.

A inauguração da exposição terá lugar no próximo dia 13 de janeiro, sábado, às 16h00, na Galeria da Biblioteca, onde ficará patente até ao dia 13 de fevereiro de 2024.

A entrada na galeria é livre e a mostra pode ser visitada no horário de funcionamento da Biblioteca Municipal de Azambuja, de 3ª a 6ª-feira entre as 09h30 e as 18h00 e aos sábados das 10h00 às 13h00.

Biografia e Sinopse:

« Em Maio de 2006 mudei-me para Azambuja.

Descobri as artes decorativas para ''combater'' uma depressão e a solidão, vi um mundo de magia a acontecer, o que me fascinou.

Tive algumas aulas desta arte numa loja no Cartaxo a qual também já fechou. Foram duas telhas canudo (antigas) pintadas com a técnica do guardanapo com um touro e outra com um cavalo o grande ponto de partida, depois foram encomendas com vários materiais.

Em casa já era incomportável ter tanto material, foi então em 2007 que abri a loja ''Coisas de Sótão''. Na loja conheci quem viria a ser o meu mestre de artes plásticas, também ele autodidata, mas com um grande portefólio - José Estrela.

Todas as quintas-feiras o grupo do óleo tinha aulas de pintura onde aprendemos várias técnicas para dar vida às telas. Entretanto nos finais de 2013 tive que fechar a porta pois a crise e a troika assim me obrigaram.

Estive muito tempo sem pegar no pincel, até que voltei com uma tela de 1m x 1,20m, desde então não parei mais. Trabalho sobretudo por encomendas e cada trabalho é um desafio, gosto de ver o nascer dos meus rabiscos a arte final, mesmo sendo eu autodidata sem nunca ter estudado arte.

Antes de começar qualquer trabalho pesquiso para perceber como pintar, por vezes os que parecem mais fáceis apenas parecem, mas gosto de desafios.

Assino como ''Lobónia'' pois é a junção de lobo com Sónia, lobo porque é o símbolo do lupus o qual me persegue à muitos anos.

Espero que gostem do voo dos meus pincéis nos meus rabiscos. »

Folheto da exposição de pintura "O Voo dos pincéis" de Sónia Mendonça