Azambuja promove ação de formação para estrangeiros – Português Língua de Acolhimento

A Câmara Municipal de Azambuja, através do seu GIP - Gabinete de Inserção Profissional, em colaboração com o IEFP - Instituto do Emprego e Formação Profissional e com o Centro de Formação Profissional de Santarém desenvolveram uma ação de formação de língua portuguesa para estrangeiros.

Esta formação é designada PLA - Português Língua de Acolhimento e tem a duração de 150h, em regime pós-laboral. A ação teve início no passado dia 5 de janeiro de 2024 e decorre nas instalações municipais da Casa da Juventude, em Azambuja.

Trata-se de uma formação destinada a estrangeiros, nomeadamente adultos, em situação legal, com idade igual ou superior a 18 anos, cuja língua materna não seja a língua portuguesa e/ou que não detenham competências básicas, intermédias ou avançadas em língua portuguesa. Este curso certifica os níveis A1 + A2 (Utilizador Elementar), de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECRL).

A organização destas aulas surge para dar resposta ao elevado número de estrangeiros que vivem no Concelho de Azambuja e que procuram, diariamente, os serviços do GIP e do IEFP, com a finalidade de aprenderem a língua portuguesa de forma a integrarem-se na sociedade e conseguirem um emprego.

Neste contexto, pode ler-se na página do Alto Comissariado para as Migrações (https://www.acm.gov.pt/)

“O domínio da língua portuguesa não só permite a comunicação com o outro e uma melhor interação com a sociedade de acolhimento, como se revela fundamental para uma plena integração na sociedade portuguesa, incluindo no mercado de trabalho. É ainda indispensável para a apresentação dos pedidos de nacionalidade portuguesa, de concessão de autorização de residência permanente e de concessão do estatuto de residente de longa duração. (…)”