Deliberações da Reunião de Câmara (extraordinária) de 05 de março de 2024

O Executivo Municipal de Azambuja realizou, na manhã de terça-feira, 05 de março, no Auditório do Páteo do Valverde, uma reunião de caráter extraordinário.

Nesta sessão, e no âmbito da participação de Azambuja na Comunidade Intermunicipal, foi deliberado aprovar a criação da “Empresa Intermunicipal de Transportes da Lezíria do Tejo EIM – S.A.”. O objetivo é melhorar a qualidade do serviço de transportes prestado às populações, o que se enquadra na missão e no interesse da atividade da autarquia. Nessa nova empresa, o Município de Azambuja subscreverá uma participação de capital no montante de 272 438,00 euros. Esta deliberação será, agora, submetida à apreciação e votação da Assembleia Municipal.

Da ordem de trabalhos fazia, igualmente, parte o protocolo assinado no passado dia 28 de fevereiro entre a Câmara Municipal de Azambuja e a CERCI-Flor da Vida, relativo à continuidade do “Projeto Bata Branca – CERCISaúde”. O protocolo foi ratificado e renova, até ao final deste ano, o serviço de prestação de cuidados de saúde disponibilizados aos munícipes de todo o concelho que não tenham médico de família atribuído. No documento, ficou definido que a comparticipação financeira do município (13,00 €/hora) é reforçado para o valor mensal de 5 800,00 euros e um máximo anual de 69 600,00 euros.

Por fim, foi aprovado enviar à Assembleia Municipal um pedido de alteração ao mapa de pessoal do município, com vista à criação de dois lugares de técnico superior nas áreas de sociologia e economia/gestão destinados à Divisão de Intervenção Socioeducativa. Esta situação decorre de uma candidatura da autarquia à medida “Radar Social”, enquadrada no PRR (“Nova Geração de Equipamentos e Respostas Sociais”). O trabalho dos técnicos a contratar passa pela criação de um sistema de georreferenciação social de pessoas, famílias ou grupos em situação de vulnerabilidade como risco de pobreza, exclusão social ou discriminação nas suas várias dimensões.