Faleceu António Pratas Cardoso, antigo presidente da Assembleia Municipal de Azambuja

Natural de Aveiras de Cima, contava 81 anos de idade.

Foi com enorme pesar que o Município de Azambuja teve conhecimento do falecimento do Sr. António Pratas Cardoso, no dia 18 de março. Com esta notícia, o Concelho de Azambuja despede-se de mais uma figura cujo nome fica gravado na história da freguesia de Aveiras de Cima e de todo o município.

No percurso de 81 anos da sua vida, e para lá de todas as dimensões mais pessoais, António Pratas Cardoso deixou a sua marca nos âmbitos da vida autárquica e da atividade associativa. Nasceu a 19 de novembro de 1942, em Aveiras de Cima, terra à qual se dedicou de corpo e alma, sem esquecer o Concelho de Azambuja como um todo.

Entrou na vida autárquica em 1994, cumprindo um mandato no executivo como vereador sem pelouros. Nas eleições de 2001, 2005 e 2009 foi sucessivamente eleito para o cargo de Presidente da Assembleia Municipal de Azambuja, função na qual representou e prestigiou o nosso município em várias instâncias como a Área Metropolitana e a Assembleia Distrital de Lisboa, bem como a então designada Comunidade Urbana da Lezíria do Tejo.

Na sua carreira profissional, foi um destacado funcionário dos serviços da Segurança Social, tendo chegado a responsável pelo balcão regional de Vila Franca de Xira.

Foi um homem sempre empenhado na vida associativa, dedicando-se largos anos como dirigente na Filarmónica Recreativa de Aveiras de Cima, no Aveiras de Cima Sport Clube e na Casa do Povo Aveiras de Cima. Desde a primeira hora, deu o seu contributo ao processo de legalização da AUGI “Quinta do Mor”. Mas a principal presença do legado que ele nos deixa será, sem dúvida, a criação, em 1985, da atual Delegação de Aveiras de Cima da Cruz Vermelha Portuguesa.

Todo o seu percurso de vida pessoal e pública, a que se junta uma maneira de estar sempre positiva e construtiva, e uma maneira de ser sempre bem disposta, cordial e de bom trato levaram a Câmara Municipal a condecorá-lo, com toda a justiça, no ano 2015, com a Medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro.

Para a posteridade fica, também, a prova de reconhecimento da direção da Casa do Povo de Aveiras de Cima que lhe prestou recente homenagem, atribuindo o nome António Pratas Cardoso ao seu pavilhão polidesportivo.

Nesta hora de despedida, o Município de Azambuja manifesta o seu profundo pesar, apresentando as mais sentidas condolências à família. Em reconhecimento da sua dedicação à causa pública e à comunidade, a Câmara Municipal de Azambuja expressa, neste voto de pesar, a sua singela homenagem ao ilustre cidadão António Pratas Cardoso.