Município assinalou o Dia Mundial da ‘Água’ e ‘da Árvore e da Floresta’

O Município de Azambuja assinalou, nesta quinta-feira 21 de março, as efemérides Dia Mundial da Água e Dia Mundial da Árvore e da Floresta com a realização de um evento no âmbito da Educação Ambiental, o qual contou com a participação de vários parceiros. O Jardim Urbano Dr. Joaquim António Ramos, em Azambuja, foi palco, durante o período da manhã, para um conjunto de atividades de sensibilização abertas ao público, mas essencialmente destinadas às crianças do nível pré-escolar.

A iniciativa teve como objetivo proporcionar aos participantes diversas experiências lúdicas associadas aos temas “proteção das Florestas” e “a importância da Água como um recurso escasso e precioso”. Pretendeu-se que, através dessas experiências, as crianças compreendam o valor da natureza e fiquem mais atentas aos problemas ambientais e motivadas para assumir hábitos saudáveis.

No recinto do jardim, houve um conjunto de espaços informativos e de ateliês interativos subordinados aos temas do dia. A Câmara Municipal, através do serviço de Ambiente disponibilizou os ateliês “O meu peluche vai à veterinária” e “Vem conhecer a árvore classificada de Azambuja, as vespas e a lagarta do pinheiro”; pelo serviço de Desporto dinamizou diversos jogos lúdicos; e os Sapadores Florestais fizeram uma demonstração dos seus equipamentos de trabalho de proteção civil.

O evento contou, ainda, com a colaboração e as propostas de vários parceiros do Município de Azambuja. A empresa Águas da Azambuja apresentou o ateliê “Nós somos água”, que é também nome de um livro que esteve a ser distribuído; a associação de defesa do consumidor DECO promoveu o slogan “A água não é tua, não é minha… é de todos nós!”; e a empresa de recolha e tratamento de resíduos Ecoambiente trouxe ao evento uma apresentação dos seus equipamentos.