Rede de Bibliotecas do Concelho de Azambuja recebe da CIMLT 22 novos equipamentos informáticos

Aquisição financiada pelo PRR-Plano de Recuperação e Resiliência

A Rede de Bibliotecas do Concelho de Azambuja recebeu 22 computadores novos para utilização exclusiva por parte dos leitores e do público em geral. A aquisição foi realizada pela Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) e destina-se à renovação de equipamentos na Rede de Bibliotecas da Lezíria do Tejo (RIBLT), na qual Azambuja está integrada. Recorde-se que a nossa rede local é constituída por três polos: a Biblioteca Municipal de Azambuja, a Biblioteca Grandella em Aveiras de Cima, e a Biblioteca Conselheiro Frederico Arouca em Alcoentre.

Este investimento, financiado na íntegra pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), foi concretizado através da celebração de um contrato de financiamento entre o GEPAC-Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Cultural e a CIMLT, disponibilizando um total de 128 computadores novos às bibliotecas da Lezíria do Tejo.

Através desta aquisição, as bibliotecas municipais desta rede passam a ter mais capacidade de resposta face às exigências tecnológicas atuais, às necessidades dos utilizadores e aos desafios do acesso à informação online, com vista a apoiar a transição digital e o desenvolvimento de competências de literacia dos cidadãos.

De referir que o contrato de financiamento celebrado entre o GEPAC e a CIMLT engloba ainda a aquisição de um serviço de agregador de catálogos para a RIBLT, que permitirá o acesso único e a pesquisa centralizada e simultânea aos catálogos das Bibliotecas Municipais da RIBLT. O serviço de agregador de catálogos está neste momento em fase de implementação e é também financiado a 100% pelo PRR.