Alunos do Agrupamento de Escolas de Vale Aveiras participaram na 2ª edição do projeto Concurso de Ideia INOVA 2013

Os alunos do Agrupamento de Escolas Vale Aveiras participaram naedição do projecto CONCURSO de IDEIAS INOVA 2013, resultante da cooperação interministerial entre as áreas da economia, juventude e educação, em parceria com o IAPMEI, o IPDJ e a DGE.

Esta iniciativa, especialmente destinada a jovens “curiosos, inconformados, incomodados, ousados e criativos”, foi recebida pelos alunos das turmas de 7º e 8º ano deste Agrupamento do concelho de Azambuja e pelo professor da disciplina de Inovação e Empreendedorismo, Carlos Manuel Pessoa, com grande entusiasmo, tendo sido apresentados, numa primeira fase, 8 projetos. Destes, três foram selecionados e apresentados na fase distrital do concurso e dois mereceram honras de segundo e terceiro lugar, respectivamente, Passadeira para Peões com Sensores de Movimento e Cultura em Movimento.
O primeiro projeto resultou da percepção do elevado número de acidentes com peões dentro das localidades, e pretende, precisamente, contribuir para a diminuição destes números, sobretudo de noite e em zonas pouco iluminadas. Atentos aos problemas das pessoas com dificuldades de mobilidade e às crianças, estes alunos propõem implementar sensores de movimento nas passadeiras que, ao detetar o movimento dos peões, activarão luzes em cada uma das suas margens.
Os alunos envolvidos neste projecto consideram existir um forte potencial de implementação, visto as passadeiras serem construídas com materiais disponíveis no mercado e promover o recurso às energias renováveis.
O segundo grupo, mais preocupado com as questões culturais, pretende colocar a localidade de Aveiras de Cima, no seio da qual está inserido o Agrupamento de Escolas Vale Aveiras, “na rota da cultura”.
Reconhecendo a falta de motivação intrínseca para o desenvolvimento cultural do indivíduo, por falta de informação adequada e aspirações socioculturais, assim como pelas dificuldades de deslocação e económicas inerentes ao afastamento dos grandes centros de cultura, propõe estas alunas que, em cada mês do ano, sejam realizadas actividades relacionadas com uma área diferente (música, pintura, leitura, artes manuais, ciência, etc), da responsabilidade de uma entidade ou instituição de acordo com a sua área de intervenção. A proposta foi apresentada à Junta de Freguesia de Aveiras de Cima que a considerou importante e se mostrou disponível para a apoiar.
O grupo acredita na viabilidade do projeto, “porque surge de uma necessidade partilhada e assumida na comunidade e, depois, porque os custos serão também partilhados pelas várias entidades envolvidas”. Consideram que é um projeto que poderá ser realizado anualmente sem risco de se tornar repetitivo e que vai contribuir também para a melhoria dos resultados escolares e para equiparar as oportunidades de crescimento cultural.
A direção do Agrupamento, que acredita nos seus alunos e procura despertar em todos eles o que têm de melhor, desafia-os a continuar a Inovar.