Azambuja em 21º lugar, no Índice de Transparência Municipal

Um estudo realizado pela “Transparência e Integridade Associação Cívica (TIAC)”, classifica o Município de Azambuja no 21º lugar – no universo dos 308 municípios portuguesesrelativamente ao designado ‘Índice de Transparência Municipal’ (ITM). Este índice mede o grau de transparência de todas as Câmaras Municipais do país através de uma análise da informação que é disponibilizada aos cidadãos nos respetivos web sites na internet.

O ‘Índice de Transparência Municipal’ é composto por 76 indicadores agrupados em sete dimensões:
1) Informação sobre a Organização, Composição Social e Funcionamento do Município;
2) Planos e Relatórios;
3) Impostos, Taxas, Tarifas, Preços e Regulamentos;
4) Relação com a Sociedade;
5) Contratação Pública;
6) Transparência Económico-Financeira;
7) Transparência na área do Urbanismo.

A lista é liderada pela Figueira da Foz (1º), Alfandega da (2º) e Batalha (3º). O Município de Azambuja surge no lugar número 21, a par das autarquias de Cascais, de Constância, do Entroncamento e de Palmela. Os restantes municípios da CIMLT e outros limítrofes a Azambuja obtiveram as seguintes classificações:

Arruda dos Vinhos 26º
Rio Maior 66º
Lisboa 115º
Alenquer 142º
Alpiarça 142º
Golegã 142º
Coruche 159º
Vila Franca de Xira 159º
Salvaterra de Magos 159º
Sobral de Monte Agraço 181º
Cartaxo 194º