Município de Azambuja é parceiro do projeto “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável”

Inscreveram-se, neste ano letivo, 3 escolas básicas e 1 jardim de infância do concelho.

.

A Câmara Municipal de Azambuja é “Autarquia Parceira” da 5ª edição do projeto “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável”, lançando o desafio a todas as escolas do município para se inscreverem gratuitamente e implementarem este programa educativo no ano letivo 2015-2016.

O programa é desenvolvido pela APCOI – Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil e tem como objetivo prevenir uma realidade preocupante: 74% das crianças portuguesas não ingere fruta na quantidade recomendada diariamente, das quais 7% não consome qualquer porção de fruta por dia.

Este baixo consumo de fruta provoca carências nutricionais e tem efeitos muito negativos para a saúde: diminui os níveis de energia, de concentração, de aprendizagem e das defesas do organismo, tornando as crianças mais sujeitas a doenças como a obesidade ou a diabetes tipo 2, logo desde a infância.

Em Portugal uma em cada três crianças portuguesas tem excesso de peso.

Aderiram ao projeto 4 escolas: Escola Boavida Canada, Escola Básica Professor Inocêncio Carrilho Lopes, Jardim de Infância do Centro Escolar de Alcoentre e Escola Básica de Vale do Brejo, no total o projeto abrange perto de centena e meia de crianças.

O mesmo divide-se em 3 etapas, neste momento decorre a primeira, que se entenderá até ao dia 15 de janeiro de 2015, com a implementação de um programa motivacional – que começou com a inauguração do “Quadro de Mérito – Hoje comi fruta”, no qual os alunos pintam “Estrelas de Mérito” junto ao seu nome, como forma de recompensa diária pela ingestão de fruta ao lanche.

HeroisdaFrutafoto01

Nas próximas semanas, os professores e educadores são convidados a explorar diversos temas, através de fichas de trabalho e de atividades pedagógicas para realizar na sua sala de aula, que além de incentivarem ao consumo de fruta nas quantidades recomendadas pela OMS (Organização Mundial de Saúde), levam também às crianças lições importantes sobre alimentação saudável, atividade física, higiene corporal, agricultura, economia e poupança, respeito pelo ambiente e bem-estar emocional, que as ajudam a crescer saudáveis, ativas e felizes.

Entre 10 de fevereiro e 10 de março decorre a 2ª etapa destinada a mobilizar os adultos, onde, entre outros, cada escola é responsável pela criação de um hino e respetivo videoclip musical, para ensinar aos adultos o que aprenderam ao longo do projeto.

As músicas mais criativas serão escolhidas por um Júri que é composto por nomes de referência no panorama musical português: João Gil, Ana Bacalhau dos Deolinda, Amor Electro, Henrique Feist, Maria João, Mário Laginha, Vanessa Silva, Rita Redshoes, OqueStrada, HMB, Frankie Chavez, Filipe Pinto e também o cantor infantil Avô Cantigas.

As 4 escolhas do Júri vão receber na sua escola o espetáculo interativo "Super Festa dos Heróis da Fruta" para celebrar a importância da alimentação na saúde das crianças.

A terceira etapa do projeto, que termina a 15 de Junho, irá dar a conhecer os finalistas e vencedores, desta aventura chamada “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável”.

No ano letivo 2015/2016 serão abrangidos por esta iniciativa gratuita desenvolvida pela APCOI – Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil: 52.832 alunos de 2.607 turmas, de 875 jardins de infância e escolas básicas do 1º ciclo de todos os distritos do país, incluindo as regiões autónomas da Madeira e dos Açores.

O projeto pode ser acompanhado em http://www.heroisdafruta.com.