Jovens "cientistas" da Escola Secundária de Azambuja, uma vez mais de parabéns

pelos excelentes resultados obtidos na X Mostra Nacional de Ciência.

.

O municípo de Azambuja vai, brevemente, homenagear cinco projetos inovadores desenvolvidos pelos alunos das turmas 12ºA e 12ºB da Escola Secundária de Azambuja que estão merecidamente de parabéns. Participaram no 24º Concurso de Jovens Cientistas e Investigadores – integrado na 10ª Mostra Nacional de Ciência - que decorreu de 30 Maio a 1 de Junho no Museu de História Natural e Ciência e conseguiram excelentes resultados.

O concurso é organizado pela Fundação da Juventude e a seleção dos trabalhos foi efetuada por um júri designado pelo programa Ciência Viva e pela Agência Nacional para a cultura Cientifica e Tecnológica.

Além de fazerem parte da lista de 100 projetos selecionados em todo o país, os grupos de Azambuja subiram ao palco deste certame várias vezes, agraciados pelo júri e entidades convidadas (Chefe de Gabinete da Secretária de Estado da Ciência; Presidente da Fundação da Juventude, Engº Francisco Balsemão; Representante da DGESTE; e Presidente da Direção da Agência para a Energia)

.

Destaque-se que estes jovens estudantes cientistas de Azambuja serão os embaixadores da ciência, em representação de Portugal, em dois eventos em Bruxelas e em Los Angeles.

2º Lugar e representação de Portugal na EUSYS em Bruxelas:
"Determinação do cálcio biodisponível na casca de ovo"
Um resíduo sem qualquer importância para um país desenvolvido, como as cascas dos ovos, pode ter um valor incontestável em países onde a malnutrição tem um impacto massivo. Determinámos a quantidade de cálcio biodisponível na casca de ovo e criámos um suplemento alimentar rico em cálcio, que supre as necessidades diárias de acordo com a idade. Além do respeito pelos animais (criação das galinhas ao ar livre), os ovos biológicos mostraram ter maior quantidade de cálcio biodisponível.
Assim, um resíduo sem valor torna-se um bem precioso no combate a doenças como o raquitismo e a osteoporose.
Nelya Krill-Aveiras de Cima; Margarida Sousa-Azambuja; Henrique Gonçalves-Azambuja; Tiago Oliveira-Azambuja

2º Lugar e representação de Portugal na INTEL ISEF em Los Angeles
"Biomassa de casca de banana na limpeza de águas coloridas e de efluentes com excesso de níquel"
Utilizando um resíduo doméstico sem qualquer valor, a casca de banana, pretendemos demonstrar a nossa preocupação ambiental, ajudando a resolver um problema há muito discutido: o despejo inconsciente de substâncias nocivas nos efluentes.
Este trabalho utiliza a biomassa de casca de banana para diminuir a concentração de corantes catiónicos e de metais pesados, nomeadamente o níquel, nos efluentes industriais.
Utilizamos a espetrofotometria na deteção do azul-de-metileno, corante catiónico que escolhemos como exemplo, e a gravimetria na determinação da concentração de níquel em solução.
Gustavo Carvalho-Azambuja; Ana Lúcia Silva-Azambuja; Joana Cabaço-Aveiras de Baixo; Guilherme Simão-Azambuja

Menção Honrosa
"Determinação de ácido ascórbico com chiclete indicadora"
Henrique Santos-Aveiras de Cima
Beatriz Patrício-Azambuja
Andreia Canteiro-Aveiras de Cima

Menção Honrosa
"A fluorose pode ser combatida com... giz!"
Iryna Vick-Azambuja; Diogo Sucena-Azambuja; Isabela Ribeiro-Azambuja

Projeto selecionado mas não premiado
"Caseinato de sódio: cola biodegradável e película transparente"
João Gaspar-Aveiras de Cima; Luisa Ramos-Vila Nova da Rainha; Maria Eduarda Oliveira-Azambuja; Letícia Baptista-Azambuja