Vamos eleger a Rainha das Vindimas do Concelho de Azambuja 2017

Sábado 24 de junho, às 21h30, no Largo da República em Aveiras de Cima.

.

Numa organização conjunta, o Município de Azambuja e a Casa do Povo de Aveiras de Cima vão levar a cabo a final do concurso Rainha das Vindimas do Concelho de Azambuja. O evento decorrerá no próximo dia 24 de Junho, a partir das 21h30, no Largo da República, em Aveiras de Cima.

Após serem apuradas as candidatas de cada freguesia, entre os meses de Novembro 2016 e Maio de 2017, o Município elege agora a sua candidata ao Concurso Rainha das Vindimas de Portugal, promovido pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV). Esse espetáculo terá lugar no próximo dia 09 de Setembro, na cidade de Águeda.

Durante o mês de Maio, as sete candidatas tiveram oportunidade de conhecer melhor o concelho onde residem, explorando os usos e costumes, a gastronomia, o património e a oferta turística existente, com grande destaque para a produção vitivinícola que tanto prestigia o Concelho de Azambuja. Desde o passeio de barco pelo Tejo, até à experiência de vinhas e adegas, passando por passeios de moto-quatro, visitas a coudelarias e parques temáticos, as candidatas tiraram o máximo partido destes momentos para estabelecer laços de amizade entre si e acumular conhecimento que possa permitir à vencedora representar bem e defender o seu concelho na eleição nacional.

A final concelhia contará com os habituais desfiles em traje regional, casual e de noite, e ainda com apontamentos culturais. Um deles, representado pelo Rancho Folclórico da Casa do Povo de Aveiras de Cima, será um quadro etnográfico que nos transporta numa viagem no tempo às origens dos trabalhos e relações sociais ligadas aos quotidianos vitivinícolas. Assistir-se-á, ainda, à atuação das vozes de Yolanda Soares e convidados – que apresentam dois projetos surpreendentes e inovadores; do grupo Gerações Dançantes; e do Grupo de Teatro Contra-Regra.

O Júri será composto por Catarina Rito (jornalista de moda), Óscar dos Reis (ex-manequim e scouter da Elite Models) Evandro Gomes (manequim e ator que atualmente desempenha o papel de Lázaro na telenovela “A Impostora” da TVI), Sérgio Oliveira (Enólogo / AMPV), e Marisa Ferreira (Rainha das Vindimas do Concelho de Azambuja e atual Rainha das Vindimas de Portugal.

.

As candidatas ao título Rainha das Vindimas do Concelho de Azambuja 2017 são:

Alcoentre

Marina Ferreira, 19 anos, atualmente frequenta o curso de Gestão de Turismo, na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste em Caldas da Rainha.

Aveiras de Baixo

Maria Estudante, 22 anos, atualmente frequenta o curso de Costura / Modista, no Centro de Formação do IEFP de Santarém.

Aveiras de Cima

Mariana Reis, 19 anos, atualmente trabalha na área da restauração.

Azambuja

Susana Correia, 15 anos, atualmente frequenta o 9.º ano, na Escola Secundária de Azambuja.

União de Freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de São Pedro e Maçussa

Miriam Mendes, 17 anos, atualmente frequenta o curso profissional de Turismo na Escola Profissional do Vale do Tejo, em Santarém.

Vale do Paraíso

Andreia Gonçalves, 16 anos, atualmente frequenta o curso de Línguas e Humanidades na Escola Secundária de Azambuja.

Vila Nova da Rainha

Tatiana Fonseca, 18 anos, atualmente frequenta o Curso de Ciências e Tecnologias na Escola Secundária de Azambuja.

.

Porque esta é uma iniciativa que pretende promover a coesão e o convívio entre todo o concelho, e para que as candidatas possam ter o maior apoio possível, o Município de Azambuja disponibilizará transporte para o espetáculo em todas as Freguesias. As inscrições são limitadas e deverão ser feitas na Junta de Freguesia da residência.

Está lançada a proposta para uma noite diferente, no dia 24 de Junho, pelas 21h30, no Largo da República em Aveiras de Cima.