Azambuja promove atividades durante o mês de setembro - "Faz Azambuja"

Atividade desportiva "Rota das Luzes" | Mesa de Tortura | Corrida de Touros | Festa Anos 80

A Vila de Azambuja volta a estar animada durante o mês de setembro, com variadas atividades promovidas por coletividades e Junta de Freguesia de Azambuja. Destaque para a tradicional festa anual de homenagem à Padroeira, Nossa Senhora da Assunção, este ano entre os dias 14 e 16 de setembro.

As atividades terão início já no dia 01 de setembro com a realização de um colóquio com o tema “Turismo Religioso, que futuro?”, pelas 16h00, no Centro Comercial Atrium de Azambuja. Pelas 21h30, o Largo da Igreja de Azambuja, será palco de uma Noite de Fados, numa organização conjunta da Junta de Freguesia e do Centro Cultural Azambujense.

No dia 02 de setembro, a Junta de Freguesia realiza o seu tradicional Passeio Sénior, com encontro marcado às 07h30, com rumo à Nazaré.

O Rancho Folclórico Infantil “Os Tradicionais Rapazes da Grade e Raparigas da Monda”, de Azambuja, insere-se nesta iniciativa com a realização do seu habitual festival de folclore no dia 09 de setembro, pelas 16h00, no Largo do Município.

Os grupos convidados começam por concentrar-se para a sessão solene na Junta de Freguesia de Azambuja, às 15h00. A partir das 15h30, o público está convidado para acompanhar o desfile dos dançarinos, cantadores e tocadores até à Praça do Município. Meia hora depois terão início as atuações dos ranchos participantes.

No palco do festival poderão ser apreciadas as tradições etnográficas de várias regiões do país. Irão atuar o Rancho Folclórico Infantil Fazendeiros de Lagameças, o Rancho Infantil da Associação Cultural de Vila Real de Santo António, o Rancho Infantil do Pego e, claro, o rancho da casa – Rancho Folclórico Infantil Os Tradicionais “Rapazes da Grade e Raparigas da Monda”.

No dia 14 tem início a tradicional Festa anual de homenagem à padroeira, Nossa Senhora da Assunção. O ato de inauguração, ao som da fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Azambuja, terá lugar às 19h00 de sexta-feira, no Largo da Igreja, a que se seguirá a inauguração da Tertúlia Festa Brava.

A animação taurina da primeira noite arranca na Praça do Município, a partir das 21h30,com uma largada de toiros. Às 23h30 as atenções passarão para a “Azambuja Color Night Fest”, no Largo do Município. A fechar o primeiro dia, a partir da 00h30, a Praça de Toiros de Azambuja será o palco para o concerto com David Antunes & The Midnight Band e com artista Berg. A terminar, a animação musical fica a cargo do DJ Miguel PSI.

A manhã de sábado será marcada pelo tradicional cortejo de campinos com jogos de cabrestos, cavaleiros amadores, tertulianos e pescadores de Azambuja, a partir das 10h00 pelas principais ruas da vila. O desfile será acompanhado pela banda do Centro Cultural Azambujense. Às 11h00, a Várzea do Valverde (por detrás do Campo da Feira) volta a chamar todos os aficionados, com a prova de condução de jogos de cabrestos. No mesmo espaço irá realizar-se uma divertida “burricada” entre várias tertúlias da vila a que se segue um almoço convívio. Às 21h30, a “festa brava” traz mais uma largada de toiros ao coração da vila. À meia noite e meia subirá ao palco o artista Paulo Sousa. O resto da madrugada será animado pelo DJ Miguel PSI.

Domingo 16 de setembro, é o dia dedicado às atividades religiosas que se iniciam com a cerimónia de bênção do gado, às 15h30. A padroeira – Nossa Senhora da Assunção, será venerada com a tradicional procissão que parte às 16h00 pelas principais ruas da vila e a que se seguirá a celebração da eucaristia.

As festas da freguesia de Azambuja contam com o apoio da Câmara Municipal de Azambuja.

No fim de semana de 21 a 23 de setembro, decorrerá uma atividade desportiva, a Mesa de Tortura,  uma Corrida de Touros e uma Festa Anos 80. No dia 21 decorre a atividade desportiva Rota das Luzes, a partir das 21h00,com um programa especial. No dia 22, a Praça de Touros, será o palco para uma Mesa da Tortura, seguindo-se uma festa dos Anos 80, na Poisada do Campino. A 23 de setembro, será o dia da Corrida Touros, na Praça de Touros Dr. Ortigão Costa.

Por fim, o dia 29 será dedicado à dança, com uma Competição de Dança Alunos Apollo, pelas 14h00, na Praça de Touros. No dia 30, e no mesmo local, será eleita a Rainha das Vindimas da freguesia de Azambuja, que irá participar na final de 2019.

festa junta 2018 programa.02

Rota Luzes set.2018