Inauguração da BICA-Biblioteca Itinerante do Concelho de Azambuja dia 15 de março

Na Praça do Município, em Azambuja, pelas 10h30.

A Biblioteca Municipal de Azambuja assinala o seu 16º aniversário, dia 15 de março de 2019 (sexta-feira), com a inauguração da BICA - Biblioteca Itinerante do Concelho de Azambuja, pelas 10h30, na Praça do Município em Azambuja.

Como o próprio nome indica, este serviço consiste numa biblioteca móvel, que pretende chegar a todas as pessoas com mobilidade reduzida, sem meios de transporte ou que vivam mais isoladas, na área do Concelho de Azambuja.

O objetivo do município é, com esta medida, reforçar a presença da Rede de Bibliotecas Municipais junto da comunidade, facilitando o acesso à cultura e à leitura, em particular. Refira-se que o Concelho de Azambuja tem uma população mais rural e envelhecida, sendo que, a existência de uma oferta itinerante dos serviços básicos da biblioteca é primordial.

Recorde-se que, em 2018 foi desenvolvida uma primeira versão deste serviço, conhecida como “Bibliomóvel”, pondo em prática a máxima “Leve, Leia e Devolva”. Esta versão experimental abrangia o designado Alto Concelho (freguesia de Alcoentre e União de Freguesias Manique do Intendente, Vila Nova de S. Pedro e Maçussa) e alcançou um enorme sucesso, contando mais de 400 visitantes, 80 inscrições e mais de 270 empréstimos. O sucesso da “Bibliomóvel” abriu, assim, a porta à criação da BICA, que irá percorrer todas as freguesias do Concelho de Azambuja, contribuindo para que os serviços da biblioteca possam chegar cada vez a mais pessoas, em toda a comunidade.

A Biblioteca Itinerante do Concelho de Azambuja permitirá o empréstimo domiciliário de livros e revistas às pessoas com menos mobilidade e das localidades mais isoladas do concelho, com o objetivo de estimular e assegurar a satisfação das necessidades de informação, educação, cultura e lazer desses cidadãos. Um técnico deslocar-se-á, quinzenalmente, às localidades programadas para disponibilizar o empréstimo domiciliário às pessoas que não têm meios para se deslocar a uma das três Bibliotecas Municipais. Levará uma seleção variada de livros e poderá receber pedidos específicos para a próxima deslocação. Os utilizadores poderão inscrever-se na hora e aceder ao empréstimo imediatamente.

Este projeto municipal conta com a colaboração das diversas Juntas de Freguesia na disponibilização de espaço público para o estacionamento da BICA que permanecerá nas localidades, em média, 45 minutos. De referir que no dia na inauguração (15 de março) as bibliotecas municipais estarão encerradas até as 14h00.

BICA Marco 2019

biblioteca BICA horarios