Município apurou finalistas da fase municipal do 15º Concurso Nacional de Leitura

Estão apurados os representantes do Concelho de Azambuja na fase intermunicipal do 15º Concurso Nacional de Leitura. A sessão da fase municipal da iniciativa decorreu no dia 21 de fevereiro, e teve lugar no Auditório do Páteo do Valverde, em Azambuja.

Neste dia, prestaram a sua prova de leitura os doze alunos do 1º ciclo candidatos às três vagas disponíveis, tendo também treinado a sua apresentação os três alunos do 2º e três do 3º ciclo já apurados para a fase seguinte. O Município de Azambuja felicita todos os participantes pelo entusiasmo e deseja a melhor sorte aos nove finalistas: do 1º ciclo – Ester Gomes, Rodrigo Lopes e Carlota Silva; do 2º ciclo – António Galharó, Sofia Martins e Carolina Santos; e do 3º ciclo – Rita David Duarte, Lara Fuzeiro Gonçalves e Francisca Santos.

Recorde-se que esta iniciativa é organizada em vários momentos: a fase escolar/municipal, a fase intermunicipal e a fase nacional. A próxima etapa será a fase intermunicipal, e a sessão da Comunidade da Lezíria do Tejo está marcada para o dia 4 de abril e será realizada em Azambuja.

Este concurso nacional é organizado pelo Plano Nacional de Leitura PNL-2027, numa articulação entre a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, as Redes de Bibliotecas Municipais e as Redes de Bibliotecas Escolares. Naturalmente, conta com a colaboração essencial dos Agrupamentos de Escolas e dos professores que aderem à iniciativa.

O objetivo central do Concurso Nacional de Leitura é estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora. A iniciativa tem como destinatários alunos do 1º, 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário.

> Alunos apurados na fase municipal do CNL 2021-2022