Município lança a 17ª edição do Concurso Literário do Concelho de Azambuja

Entrega de trabalhos até 23 de fevereiro de 2024.

O Município de Azambuja acaba de lançar a décima sétima edição do Concurso Literário do Concelho de Azambuja. A iniciativa é dinamizada pela Rede de Bibliotecas Municipais, em parceria com os três Agrupamentos de Escolas do concelho e a entrega de trabalhos irá decorrer até ao dia 23 de fevereiro de 2024.

O concurso é promovido há já dezassete anos, sem interrupções, e continua a destinar-se a todas as pessoas que trabalhem, residam ou sejam naturais do Concelho de Azambuja, com uma especial divulgação junto dos alunos dos três Agrupamentos Escolares: o AE de Azambuja, o AE de Vale Aveiras e o AE do Alto de Azambuja.

Os interessados poderão dar asas à sua criatividade em cinco géneros de expressão literária – a banda desenhada, a poesia, o conto, a crónica e o texto dramático. Os participantes serão organizados em três escalões etários, o 1º - dos 10 aos 14 anos, o 2º - dos 15 aos 18, e o 3º - dos 19 anos em diante. De referir que a modalidade de crónica se insere apenas nos 2º e 3º escalões e a de texto dramático está limitada ao 3º escalão.

Relativamente aos prémios deste concurso, a melhor obra de cada categoria será contemplada com um vale de 75,00€ no primeiro escalão, um vale de 150,00€ no segundo escalão, e um vale de 200,00€ no terceiro escalão.

A iniciativa pretende desenvolver e incentivar a escrita criativa, estimular o espírito de iniciativa, fomentar o gosto pela leitura e divulgar o que de bom se escreve e desenha em todo o Concelho de Azambuja. Entre os critérios a avaliar pelo júri do concurso estão, nomeadamente, a qualidade literária e a criatividade, a correção linguística, a organização e a coerência do texto.

Os trabalhos para o concurso, devidamente acompanhados pela ficha de inscrição e declaração de consentimento, podem ser entregues nas direções das escolas e nas bibliotecas escolares, no horário de funcionamento respetivo, ou nas Bibliotecas Municipais em Azambuja, em Aveiras de Cima e em Alcoentre.

Os trabalhos deverão ser entregues em suporte de papel num envelope A4, bem como uma cópia em formato digital deverá ser enviada para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. O prazo limite, recorde-se é o dia 23 de fevereiro de 2024.

Para mais informações, contactar o telefone 263 400 485.

Regulamento do Concurso Literário

Ficha de inscrição