Azambuja vai assinalar Dia Internacional da Proteção Civil (01 de março)

Várias atividades ao longo do mês de março de 2024.

O Município de Azambuja está a organizar um conjunto de atividades para assinalar o Dia Internacional da Proteção Civil (01 de março). O objetivo é sensibilizar as diferentes gerações da população para a importância da proteção civil relativamente à segurança das pessoas e bens, ao bem-estar dos cidadãos em geral e à preparação da sociedade para enfrentar acidentes ou situações de emergência.

A iniciativa é coordenada pelo Serviço Municipal de Proteção Civil com a colaboração dos três Agrupamentos de Escolas do concelho e em estreita parceria com as entidades locais ligadas a esta área, nomeadamente os Bombeiros Voluntários de Alcoentre e de Azambuja, a Delegação de Aveiras de Cima da Cruz Vermelha Portuguesa e os postos de Azambuja e de Aveiras de Cima da Guarda Nacional Republicana.

No dia 01 de março – Dia Internacional da Proteção Civil, a iniciativa será dinamizada nos estabelecimentos de ensino dos agrupamentos escolares, em dois momentos. Às 10 horas, nas salas de aula de todas as turmas será exibido um vídeo subordinado ao tema “O que é a Proteção Civil?”. Um pouco mais tarde, quando forem 11h20, terá lugar um exercício de evacuação para treinar todas as comunidades educativas a reagirem da forma mais correta no caso de uma situação de perigo nas suas instalações.

Para sábado, dia 02 de março, está agendada a realização de um exercício envolvendo a empresa CLC-Companhia Logística de Combustíveis, S.A. Tratar-se-á de um simulacro destinado a testar o Plano de Emergência Externo da CLC, em resposta a um suposto acidente com matérias perigosas.

A autarquia alerta a população para a movimentação de meios de proteção civil, envolvidos neste simulacro, na área da CLC ao longo do dia 02 de março.

Uma semana depois, sábado 09 de março, terá lugar uma sessão de “mass training” dedicada ao tema Suporte Básico de Vida (SBV), a realizar no Pavilhão Municipal em Azambuja. Esta atividade tem como principal objetivo transmitir um conjunto de ensinamentos aos participantes, quando deparados com uma vítima em paragem cardiorrespiratória, capacitando as pessoas a agirem em situações críticas.

O tema é de interesse e utilidade para todas as pessoas e a sessão é gratuita e aberta à população, contudo é necessário fazer inscrição preenchendo este FORMULÁRIO.

Estas comemorações serão encerradas no dia 23, sábado, com uma grande exposição de veículos e equipamentos dos diversos agentes de Proteção Civil, das forças de socorro e de segurança. A demonstração decorrerá na Praça do Município, frente à Câmara Municipal, entre as 09h00 e as 13h00, com acesso livre ao público.