“Do Torricado à Lapardana, uma viagem gastronómica” para degustar em Aveiras de Cima

Dias 02 e 03 de março de 2024, no Mercado Diário de Aveiras de Cima. Um evento Azambuja Terras do Torricado.

“Azambuja Terras do Torricado” abre o ano 2024 na freguesia de Aveiras de Cima, com o evento “Do Torricado à Lapardana – Uma Viagem Gastronómica”, que se irá realizar nos dias 02 e 03 de março, no Mercado Diário de Aveiras de Cima.

A iniciativa é uma parceria entre a Junta de Freguesia de Aveiras de Cima, a Casa do Povo de Aveiras de Cima, o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Aveiras de Cima e a Câmara Municipal de Azambuja.

À semelhança dos anos anteriores, o mote da festa é preservar, prestigiar e divulgar pratos típicos de antigamente, com destaque para o célebre Torricado.

Nesta viagem gastronómica, vão ser protagonistas o famoso Torricado do Concelho de Azambuja e a Lapardana, entre outras iguarias sempre com a tradição e a arte de aproveitar o pão, bem acompanhados por bacalhau assado e por bom vinho local, ou não fosse Aveiras de Cima “Vila Museu do Vinho”.

A história começa a ser contada e vivida no dia 02 de março, sábado, com a inauguração às 19h00. A animação do recinto estará a cargo de “Camões Eventos” e o encerramento será às 02h00.

No último dia, domingo 03, a abertura do evento ocorre ao meio-dia. O recinto continuará a ser animado ao longo da tarde com “Camões Eventos”. Às 15h00 terá lugar uma atuação da Bandinha da Filarmónica de Aveiras de Cima. O recinto encerra às 19h00.

Esta iniciativa é integrada na marca “AZAMBUJA – TERRAS DO TORRICADO”, lançada pelo Município de Azambuja em outubro de 2018 com o objetivo de promover o Torricado e todas as manifestações culturais a ele associadas.

Ao longo do ano 2024, a autarquia irá continuar a fortalecer a consolidação da marca, com um conjunto de iniciativas que marcarão presença em todas as freguesias do concelho e voltarão a envolver os estabelecimentos da restauração que aderirem à próxima edição do evento gastronómico A GULA.