Projeto Bata Branca já realizou mais de sete mil consultas médicas no Concelho de Azambuja

O programa “Bata Branca” nasceu de um acordo de colaboração celebrado entre a Cerci-Flor da Vida de Azambuja, a ACSS - Administração Central do Sistema de Saúde e o Município de Azambuja. É um serviço que vem permitir o acesso a consultas de clínica geral a todos os munícipes inscritos nas Unidades de Saúde do Concelho de Azambuja, que não tenham médico de família atribuído.

Estas consultas tiveram início em junho de 2023, no Centro de Saúde de Azambuja, e foram alargadas ao Posto Médico de Aveiras de Cima, no mês seguinte.

Entretanto, este serviço foi também reforçado com a realização de teleconsultas, destinadas a utentes sem médico de família que se encontram em situação de dependência no domicílio e impedidos de se deslocarem.

O programa iniciou-se com o atendimento por 8 (oito) médicos e uma enfermeira, e atualmente já conta com a adesão de 12 (doze) médicos e uma enfermeira.

No final de 2023, o projeto Bata Branca contabilizava um total de 5 435 consultas médicas realizadas. No balanço desse período constam, ainda, 685 referenciações hospitalares e 366 certificados emitidos.

Este volume de atendimentos (de junho a dezembro/2023) representa um investimento de 30 920,50 euros, por parte da Câmara Municipal, enquanto parceira do projeto no complemento à remuneração dos profissionais de saúde envolvidos.

Recorde-se ainda, que a 28 de fevereiro de 2024, teve lugar a renovação do protocolo que assegura a continuidade do projeto de cuidados de saúde designado Bata Branca, entre a Câmara Municipal de Azambuja e a Cerci-Flor da Vida. Com esta renovação, a autarquia passa a disponibilizar uma verba máxima anual de 69 600,00 € para apoiar as consultas médicas e os cuidados de saúde destinados à população do concelho sem médico de família atribuído.

Em 2024, à data de 29 de fevereiro, este projeto totalizava já o número de 2 032 consultas médicas realizadas, 226 referenciações e 275 certificados emitidos. Nestes dois meses de atividade, o investimento por parte da Câmara Municipal foi de 10 595,00€.

Recorda-se que as consultas funcionam exclusivamente de forma programada. A marcação terá de ser feita pelos números de telefone 961 044 605 ou 961 030 457, entre as 08h00 às 16h00. Também poderá marcar a sua consulta presencialmente no Centro de Saúde de Azambuja, no horário das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 16h00.

Pretende-se, com o projeto Bata Branca, minimizar as carências do Serviço Nacional de Saúde facilitando a mais utentes o acesso aos cuidados médicos de que precisam, sendo intenção da Câmara Municipal de Azambuja levar estes cuidados de saúde, se possível, a todo o concelho.

Apesar de não ser a solução para o problema da falta de médicos, é consensual tratar-se de uma boa medida, e o município continua empenhado no sucesso deste projeto, bem como em todas as frentes, sempre com o objetivo de garantir melhores cuidados de saúde à população.