Agro-Batoréu, melhor tinto e Vale de Fornos, melhor branco

33º Concurso de Vinhos do Município de Azambuja, colheita 2014.

Agro-Batoréu, de Aveiras de Cima, com o melhor tinto, e a Sociedade Agrícola Vale de Fornos, de Azambuja, com o melhor branco, foram os grandes vencedores da 33ª edição do Concurso de Vinhos do Produtor do Concelho de Azambuja.

A cerimónia de divulgação dos resultados e entrega de prémios teve lugar na tarde de encerramento da "Avinho – Festa do Vinho e das Adegas", que animou Aveiras de Cima entre os dias 10 e 12 de abril.

Reforçando a aposta nesta iniciativa, com o objetivo de promover os bons vinhos locais, a economia e o nome do concelho, e procurando prestigiar o concurso recompensando a qualidade do trabalho e a dedicação dos produtores, a Câmara Municipal de Azambuja introduziu a atribuição de prémios monetários às melhores 6 amostras, a saber 250 euros aos terceiros, 500 euros aos segundos, e 750 euros aos primeiros classificados, quer em brancos quer em tintos.

Apresentaram-se neste concurso, organizado pelo município, perto de meia centena de vinhos da colheita 2014, com predominância para os tintos.

Vitória nos vinhos tintos para a casa Agro-Batoréu, de Aveiras de Cima; 2º lugar para Jorge Ricardo Seabra Ventura, de Alcoentre; e 3º para a Acácio Ricardo Abreu, de Aveiras de Cima.

Na categoria de vinhos brancos, 1º lugar para a Sociedade Agrícola Vale de Fornos, de Azambuja; 2º lugar para Agrovia S.A. – Vinhos Quinta da Lapa, de Manique do Intendente; e 3º para David Henriques Vieira, de Tagarro-Alcoentre.

Referência para duas menções honrosas, ainda em brancos: para Sociedade Agrícola Cova da Caldeira, de Alcoentre; e SIVAC – Sociedade Ideal de Vinhos de Aveiras de Cima.

O júri do concurso – realizado através da habitual "prova cega" – foi composto por cinco experientes enólogos:

Cruz Ferreira (participante desde a primeira edição e colaborador do projeto "Aveiras de Cima: Vila Museu do Vinho"),

Carlos Pereira (Comissão Vitivinícola Regional do Tejo),

Sérgio Oliveira (Associação de Municípios Portugueses do Vinho),

Jorge Páscoa (Associação Portuguesa de Enologia),

e ainda Hernâni Magalhães.