Vila de Azambuja prepara festa, em honra de N. Sra. d'Assunção

Dias 18, 19 e 20 de setembro. Com música, "festa brava", e muito mais!...

.

A Vila de Azambuja vai estar em festa de 18 a 20 de setembro. As festas homenageiam a padroeira da localidade – Nª Sr.ª D´Assunção – e são organizadas conjuntamente pela Junta de Freguesia de Azambuja e pela Associação Cultural “A Poisada do Campino”, com a colaboração das coletividades e tertúlias locais.

.

A inauguração, ao som da fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Azambuja, terá lugar às 19h00 de sexta-feira, junto à igreja matriz, frente à qual será descerrado um painel de azulejo alusivo ao fado “Cavalo Russo”. Este painel vem embelezar o agora designado Largo Cónego João Canilho. Em seguida, já no salão da “Poisada do Campino”, inauguração de uma exposição de fotografia inspirada nas tradições da freguesia, com imagens captadas pelo fotógrafo amador António Ribeiro. Na mesma sessão, terá lugar o lançamento da 7ª edição da revista “Terra Velhinha”.
A animação taurina da primeira noite arranca na manga da Várzea do Valverde, a partir das 22h00,com uma largada de toiros que serão recolhidos a cavalo. As atenções passarão depois para a emocionante “Mesa da tortura”, na Praça de Toiros Dr. Ortigão Costa. Já para lá da meia-noite, haverá música eletrónica com “Heart Fest 2015”, numa proposta que se repetirá de sábado para domingo.

.

No sábado, dia 19, a manhã é marcada pelo tradicional cortejo de campinos com jogos de cabrestos, cavaleiros amadores, tertulianos e pescadores de Azambuja, pelas principais ruas da vila. O desfile será acompanhado pela banda do Centro Cultural Azambujense. Às 11h00, a manga da Várzea volta a chamar todos os aficionados, com a prova de condução de jogos de cabrestos e a prova do “boi da guia”. Ao meio-dia, irá realizar-se uma divertida “burricada” entre várias tertúlias da vila a que se segue um almoço convívio. A “festa brava” regressa às 16h30 com a prova da vaca e às 17h30 com mais uma largada de toiros recolhidos a cavalo. Para as 22h00, está marcado um festival taurino na praça Dr. Ortigão Costa. O cartel será composto por Nelson Limas, Francisco Parreira e Manuel Oliveira, a cavalo, e ainda os novilheiros Rui André e Rui Jardim. Serão lidados 5 novilhos de João Ramalho e as pegas estarão a cargo dos Forcados Amadores de Azambuja.

.

Domingo 20 de setembro, último dia de festejos, começa pelas 10h00 com o desfile das entidades oficiais, coletividades e populares, ao som da Banda do Centro Cultural, desde a Junta de Freguesia até à Igreja Matriz. A missa, em Honra da Nossa Senhora D´Assunção, começará às 11h00. A tarde está reservada ao festival de folclore infantil do Rancho Tradicionais Rapazes da Grade e Raparigas da Monda de Azambuja, com sessão solene na sede da Junta de Freguesia, às 15h30, seguida de desfile até à Praça do Município e atuação dos grupos participantes.

» Grupo Infantil de Danças e Cantares dos Pioneiros de Vendas Novas

» Escola de Folclore do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Almeirim

» Rancho de Folclore e Etnografia “Os Ceifeiros da Bemposta”

» Rancho Folclórico “Os Tradicionais Rapazes da Grade e Raparigas da Monda”

.

Pelas 18h00, o grupo Desportivo de Azambuja brindará o público com um sarau da sua secção de ginástica e o encerramento dos festejos deste ano, às 21h00 no mesmo local, fica a cargo da Escola de Dança Alunos de Apolo de Azambuja.

As festas da freguesia contam com o apoio da Câmara Municipal de Azambuja.

20150918FestasFreguesiaAzambuja