Município já deu início aos trabalhos para a construção do futuro Plano Municipal de Juventude

No passado dia 15 de fevereiro, o Município de Azambuja realizou a primeira reunião de trabalho com vista à construção daquele que será o Plano Municipal de Juventude do Concelho de Azambuja.

Após a apresentação do projeto à comunidade, ocorrida em janeiro, esta sessão contou não só com jovens, mas também com diversas entidades que desenvolvem a sua atividade com e para jovens, nomeadamente, diversos setores da própria Câmara Municipal, os Agrupamentos de Escolas, várias Instituições de Solidariedade Social, as Juntas de Freguesia, as diferentes forças políticas, de socorro e de segurança locais, bem como, associações e coletividades do concelho e, naturalmente, a Associação de Estudantes, os Agrupamentos de Escuteiros e outros grupos informais.

Esta primeira reunião de trabalho, deu início ao processo de co-criação e co-construção do plano, onde através da partilha de conhecimento e experiências das diversas entidades presentes, se delineou a estratégia e a metodologia quer do documento quer do trabalho em rede a desenvolver na área da juventude, entre entidades públicas e privadas locais.

O próximo passo da construção do futuro Plano Municipal de Juventude passará pelo lançamento de um inquérito online, que será inicialmente dirigido a técnicos e dirigentes na área da juventude do Concelho de Azambuja e, ainda, um processo de consultas presenciais a jovens. Os objetivos serão definir quais os eixos de intervenção, bem como capacitar os jovens e as entidades envolvidas.

Os trabalhos irão decorrer durante todo o ano de 2024, estando previsto um período de consulta pública, na fase final, que permitirá a qualquer munícipe apresentar os seus contributos.

Qualquer informação adicional poderá ser solicitada junto da Divisão de Desporto e Juventude da autarquia, através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.