Desde o ano 2008 que Azambuja faz parte da Associação Internacional de Cidades Educadoras.
Sublinhe-se que a adesão a este organismo tem enquadramento no facto da autarquia assumir os princípios da Carta Educativa de Azambuja como orientadores da ação municipal neste setor tão importante e estruturante para a vida de todo o Concelho de Azambuja enquanto comunidade.
Nesse contexto, Azambuja subscreve a Carta das Cidades Educadoras e participa ativamente na Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras (RTPCE), onde toma contacto com exemplos de boas práticas desenvolvidas por outros municípios e, naturalmente, apresenta aos parceiros os seus projetos e partilha com eles as experiências do trabalho desenvolvido.
A rede portuguesa edita, periodicamente, um boletim informativo onde dá conta da sua atividade e da atividade dos municípios aderentes. Consulte os boletins e lá encontrará alguns contributos do Município de Azambuja neste complexo e desafiante mundo da Educação!
Nesta última edição, o Município de Azambuja divulga as enriquecedoras experiências artísticas vividas por mais de 200 jovens, entre os 15 e os 18 anos, no âmbito do projeto TransformARTe - Azambuja és tu... e somos nós...
» Mais edições de boletins da RTPCE
O slogan para a 6ª edição do Dia Internacional da Cidade Educadora é “A Cidade Educadora não deixa ninguém para trás”.
Esta proposta do Secretariado da AICE, será o mote para a continuidade dos projetos de cidadania ativa junto da comunidade escolar. Por ocasião da celebração do Dia Internacional, o Município de Azambuja irá dar continuidade ao projeto TransformARTe que remete para a cidadania participada.
Para isso, será preciso reforçar a ação municipal à luz dos valores da Carta das Cidades Educadoras, o que significa o desafio deste próximo ano letivo, que será promover ações e propostas que potenciem a igualdade de oportunidades, a inclusão, o progresso social e o crescimento sustentável.
Links oficiais:
» Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras
» Associação Internacional de Cidades Educadoras