Alunos do concelho apresentam propostas no âmbito do desafio das Cidades Educadoras

Os alunos do Agrupamentos de Escolas do Alto de Azambuja participaram em duas sessões inspiradas pelo tema “A Cidade Educadora não deixa ninguém para trás”.

As sessões decorreram nos dias 16 e 17 de fevereiro e proporcionaram aos alunos das turmas 8ºA, 8ºB, 9ºA e 9ºB o contacto direto com representantes das suas juntas de freguesia e da Câmara Municipal. Esta iniciativa tem como objetivo dar voz aos jovens, os quais aproveitaram a oportunidade para apresentarem diversas propostas que refletem a sua preocupação pelo concelho, e revelam a identificação com o seu território e a visão das suas localidades.

Na primeira sessão, dia 16 de fevereiro, os alunos do 8ºB e 9ºA contaram com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Azambuja – Silvino Lúcio, da Chefe de Gabinete de Apoio à Presidência – Cristina de Sousa, do Presidente da Junta de Freguesia de Alcoentre – Francisco Morgado, e do Presidente da União das Freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de S.Pedro e Maçussa – José Avelino. Os autarcas receberam dos jovens inúmeras propostas como incentivos ao associativismo, ações de voluntariado para com a comunidade local, realização de novos torneios desportivos, concertos e espetáculos culturais que dinamizem a região do “Alto Concelho”, onde residem.

Na sessão do dia seguinte, 17 de fevereiro, o evento reuniu os jovens do 8ºA e do 9ºB com o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Azambuja – António José Matos, a Chefe de Gabinete de Apoio à Presidência, e os Presidentes das Junta de Freguesia de Alcoentre e da União das Freguesias. Nesta ocasião, os jovens participantes apresentaram um conjunto de propostas muito concretas para o seu território, como a requalificação dos campos de futebol, o investimento numa piscina descoberta em Manique do Intendente, um “skate park” na Freguesia de Alcoentre e a requalificação da Rua Pina Manique com uma ciclovia e um caminho pedonal de ligação entre o centro de Manique do Intendente, a Escola Básica e o Paúl Natura, apostando numa zona desportiva e de lazer.

Esta atividade, que envolveu várias dezenas de alunos do Agrupamento de Escolas do Alto de Azambuja, terá continuidade com o desenvolvimento, em grupos e em turma, de projetos de cidadania ativa no espírito dos princípios da Carta das Cidades Educadoras.

É de referir que a Cidade Educadora é promotora de formação em valores e práticas de cidadania democrática que promovam o respeito, a tolerância, a participação, a responsabilidade, o interesse pelo que é público e o compromisso com o bem comum. Por outro lado, “Azambuja - Cidade Educadora” continuará a promover a consciencialização sobre a interdependência das dimensões local e global que os desafios globais representam, facilitando a formação de uma cidadania aberta, capaz de participar, comprometer-se e dar o seu contributo à escala local e internacional. A devida aplicação de todos estes princípios deverá contribuir para que cada pessoa sinta a cidade, o seu meio envolvente e o planeta como seus.