Município de Azambuja comemora Dia Internacional das Cidades Educadoras

Dia 30 de novembro de 2022.

A 30 de novembro assinala-se o Dia Internacional das Cidades Educadoras, no qual Azambuja, Cidade Educadora, associou-se às comemorações desta efeméride, sob o tema “A Cidade Educadora, cidade de paz e de oportunidades”.

Participaram ativamente nestas comemorações os 3 Agrupamentos de Escolas, Instituições e parceiros da Rede Social de Azambuja, através da construção de mensagens e projetos que promovem a paz, a convivência, a solidariedade e a inclusão.

Ao assinalar esta efeméride, pretende-se divulgar as oportunidades que o Município e as Instituições oferecem para a criação de novas sinergias.

Estas ações pretendem promover a cidadania ativa e a participação da comunidade, gerando ideias inovadoras que produzam mudanças e consequentemente, a transformação de uma Cidade, de forma a torná-la mais inclusiva e participativa. Em simultâneo, fomentar o desenvolvimento inclusivo e equitativo através da educação, da arte, da representação, do debate e de “caminhadas” por causas nobres como a igualdade e a inclusão social.

Os projetos desenvolvidos neste contexto, espelham uma Azambuja, participada e participativa, com vida, colorida, que valoriza as tradições locais, a história e o património na própria identidade da “cidade”. As Escolas e Instituições participantes são um exemplo que fomentam o progresso social da nossa Comunidade recorrendo ao respeito, à empatia, à igualdade, à solidariedade e ao pensamento crítico.

Agrupamento de Escolas de Vale Aveiras:

> Vídeo "Cidades Educadoras – AEVA Paz e Oportunidades"

Agrupamento de Escolas do Alto de Azambuja:

> Vídeo "O Respeito pelos direitos humanos, potencia novas oportunidades para que todos e todas tenham um futuro melhor", inserido no projeto Jardim das Oportunidades, com a participação das turmas de Cidadania, 6º ano, 8º ano e 9º ano

> Vídeo "Cidade Educadora, cidade de paz e oportunidades", com a participação da turma de Educação Especial, da EB de Manique do Intendente

Agrupamento de Escolas de Azambuja:

> Vídeo apresentação da peça de teatro "Paz P'Azambuja Non Chance?", com a participação da turma do 9ºC da Escola Secundária de Azambuja

> Vídeo da apresentação do projeto de pintura urbana TransformARTe, com a participação da turma de Artes Visuais da Escola Secundária de Azambuja

> Vídeo "Caminhada pela Igualdade", com a participação das turmas de Cidadania e Ensino Profissional Técnico de Multimédia da Escola Secundária de Azambuja

IPSS, Associações e Coletividades

> Vídeo de promoção à inclusão "Ninguém fica para trás", com a execução de um mural de barro e vidrados, que visa promover a inclusão e defender a equidade e a igualdade, respeitando a pessoa com deficiência. Contou com a participação dos utentes da secção CACI da CERCI - Flor da Vida.

> Vídeo de promoção à inclusão e voluntariado, realizado pelo Agrupamento 524 de Escuteiros de Aveiras de Cima / secção de caminheiros 89 Rainha Sta. Isabel

Vídeo "Pombas da paz, cidade de esperança", com a participação dos pais e encarregados de educação das crianças da Creche Municipal de Manique do Intendente

> Vídeo "Imagens com Arte", com a participação dos alunos da Universidade da Terceira Idade do Concelho de Azambuja

> Vídeo com poema sob o tema diversidade e não discriminação e criação de um cartaz referente ao direito à paz, para ser feliz, com a participação de utentes do Centro Social e Paroquial de Aveiras de Cima

> Vídeo com recitação de poema, com a participação dos utentes e crianças do pré-escolar e ATL do Centro Social e Paroquial de Aveiras de Baixo

> Vídeo intergeracional "Partilha de saberes entre as gerações", um diálogos intergeracional, com a participação do Centro Social e Paroquial de Azambuja

É de referir que desde 2008 que o Município de Azambuja integra a Associação Internacional das Cidades Educadoras, com 480 cidades associadas em todo o mundo, por 4 continentes e 35 países na sua origem, sempre com o objetivo de estreitar relações entre os governos locais para a promoção do valor educativo no espaço urbano, fomentando políticas e intervenções públicas transformadoras das cidades em espaços propícios para o desenvolvimento humano.

A adesão a este organismo tem enquadramento no facto da autarquia assumir os princípios da "Carta das Cidades Educadoras" como orientadores da ação municipal neste setor estruturante e fundamental para a vida de todo o Concelho de Azambuja enquanto Comunidade.

O Gabinete Azambuja Cidade Educadora, assegurado pelo serviço de Educação da Câmara Municipal de Azambuja, pretende estreitar sinergias e projetos que promovam o acesso de toda a população às oportunidades educativas, de formação e emprego. Fomentar a criação de programas de aprendizagem ao longo de toda a vida, de qualidade, adaptados às diferentes gerações, com especial ênfase nos grupos em situação de vulnerabilidade e reconhecendo os e as jovens como cidadãos do presente, facilitando espaços de encontro, escuta e construção num concelho mais atrativo e inovador.