O programa “Férias Ativas”, desenvolvido na sua génese pelo Município de Azambuja, é uma iniciativa que visa a promoção e generalização da prática desportiva junto da população mais jovem, essencial à melhoria da qualidade de vida e formação pessoal, social e desportiva.
O Município de Azambuja, através do Programa “Férias Ativas”, visa contribuir para a emergência de novas vivências do Desporto, Cultura e Educação, com o objetivo central de ocupar crianças e jovens com idades compreendidas entre os 6 e os 14 anos que frequentem os 3 Agrupamentos de Escolas do Concelho de Azambuja, promovendo atividades de tempos livres e desenvolvendo competências e elementos de motivação nos diversos domínios, sejam eles desportivos, educativos, sociais, culturais ou recreativos.
A distribuição dos jovens no Programa “Férias Ativas” será organizadada seguinte forma:
- Grupos, com um máximo de 20 participantes, agrupados por idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos e entre os 10 e os 14 anos;
- O número máximo possível de participantes é de 160 alunos por semana, limitando o número de vagas por agrupamento de escolas.
As “Férias Ativas” pretendem, de uma forma lúdico-pedagógica, dar continuidade ao desenvolvimento integral das crianças e jovens que é trabalhado ao longo do ano letivo e, apoiar a família, durante as interrupções letivas.
São ainda objetivos deste programa intensificar as relações de cooperação interpares e intergrupais, melhorar o desempenho das crianças ao nível da formação cívica e da cidadania e proporcionar-lhes umas férias ativas e divertidas, das quais possam guardar as melhores recordações.
Este programa é classificado como um "Campo de Férias não residencial" e realiza-se durante as interrupções letivas – Carnaval, Páscoa, Verão e Natal – com exceção do mês de agosto em que não se realiza qualquer atividade.
O horário das atividades está estruturado da seguinte forma:
- Manhã: 08h30 – 10h30 | 11h00 – 12h30
- Almoço: 12h00 – 14h00
- Tarde: 14h00 – 15h00 | 15h30 – 17h30
O Município de Azambuja assume a responsabilidade pela alimentação, transportes, seguros, segurança e entretenimento dos participantes. Os locais de acolhimento e pontos de recolha dos transportes e respetivos horários são definidos em cada edição e comunicados atempadamente.
O intuito da sua implementação e realização surge da necessidade de apresentar uma resposta útil a todas as famílias no sentido de ocupar os seus educandos nos períodos de interrupção letiva. Pretende-se proporcionar uma ocupação saudável das férias escolares, através da concretização de atividades estruturadas.
Objetivos específicos:
- Ocupar os tempos livres dos participantes;
- Promover o desenvolvimento integral das crianças e jovens, ao nível cognitivo, psicomotor e socioafetivo;
- Fomentar o sentido de entreajuda e convivência saudável dos participantes;
- Incentivar a integração de todos os envolvidos no contexto das atividades organizadas;
- Promover atitudes de desenvolvimento pessoal dos participantes na vertente da sua autoestima, capacidade de iniciativa e autonomia, sentido de responsabilidade e criatividade;
- Sensibilizar e transmitir valores coincidentes com um estilo de vida saudável, através de um conjunto de modalidades desportivas e atividades de cariz sociocultural;
- Divulgar as atividades desportivas e socioculturais existentes no concelho e sensibilizar para a importância da salvaguarda do património histórico e natural;
- Apoiar as famílias no acompanhamento das crianças e jovens no período de férias escolares;
- Proporcionar aos participantes momentos de lazer e diversão.
Estratégias Educativas e Pedagógicas:
Este campo não residencial “Férias Ativas” consiste num espaço de educação não formal em que os participantes desenvolvem competências pessoais e sociais, indispensáveis para uma vida equilibrada em sociedade.
Os participantes poderão usufruir de atividades em diversas áreas, decorrendo em locais com as condições adequadas, como por exemplo:
- Pavilhão Municipal de Azambuja;
- Estádio Municipal de Azambuja;
- Complexo de Piscinas de Azambuja (Piscina, Ginásio e Campos de Ténis);
- Espaços ao ar livre;
- Locais de interesse lúdico e cultural no Município de Azambuja;
- Visitas a locais fora do concelho de Azambuja que se revistam de especial interesse.
Procurar-se-á valorizar os conhecimentos individuais de cada participante e de cada membro da equipa pedagógica ou colaborador, privilegiando em todas as atividades as aprendizagens ativas e significativas, a cooperação, a diferenciação pedagógica e a inclusão, assegurando que as atividades decorram em espaços físicos adequados e acolhedores, de acordo com a legislação em vigor.
Atividades dos Campos de Férias
O nosso programa “Férias Ativas” possui um leque de atividades variadas e dinâmicas, sempre supervisionadas por monitores e professores qualificados para o efeito, de forma a proporcionar um conjunto de diferentes vivências a todas as crianças e jovens que os frequentem, estimulando o desenvolvimento de competências físicas, sociais, cognitivas e afetivas. As atividades que as “Férias Ativas” proporcionam às crianças e jovens durante os Campos de Férias variam consoante a interrupção letiva, fazendo alusão à temática da época festiva.
Habitualmente, e apesar de a estrutura ser semelhante, as atividades variam de semana para semana. Cada plano semanal possui atividades diferentes, para que possamos maximizar a diversão e entretenimento junto das crianças e jovens que nos acompanham em mais do que uma semana.
Ambiente
Considera-se que as atividades de educação ambiental são de grande importância, como jogos sobre o meio ambiente e a exploração, por exemplo, da Mata Nacional das Virtudes.
Cultura
Pretendemos estimular a cultura geral das crianças e jovens através de sessões de cinema, de jogos criativos e de cultural geral, de uma forma bastante dinâmica. Por outro lado, pretendemos dar a conhecer algumas das tradições da nossa região com alguns passeios e circuitos temáticos, alusivos aos nossos antepassados através de visitas a museus e à exploração arqueológica do Castro de Vila Nova de São Pedro.
Expressões Artísticas
Nesta temática são desenvolvidos ateliês como a expressão plástica, expressão dramática, expressão musical e expressão físico-motora. O objetivo destes ateliês é que as crianças improvisem movimentos e gestos, a partir de ilustrações, sons, objetos, sequências sonoras, e a exploração de diferentes possibilidades expressivas.
Desporto e Lazer
Privilegiamos estas atividades de modo a contribuir para a adoção de estilos de vida mais saudáveis e o contato com a natureza. O objetivo é promover a aprendizagem de habilidades motoras fundamentais que permitam à criança mover-se com prazer, eficiência e controlo. As atividades habitualmente promovidas são desportos coletivas, ténis, natação, jogos tradicionais, idas ao Complexo de Piscinas de Azambuja e outros complexos aquáticos num regime mais livre e lúdico, psicomotricidade, peddy papper, recriação de matinés (discoteca) e de jogos sem fronteiras adaptados às faixas etárias, teatro, dança, mindfulness, entre outras.
Passeios
As saídas para o exterior são feitas, regra geral, a locais de interesse histórico ou natural, possibilitando às crianças e jovens aprender e compreender novas e diferentes realidades, ganhar consciência cívica e espírito de responsabilidade. Para além de ser uma ocupação dos tempos livres, os campos de férias pretendem ir além da diversão oferecendo às crianças e jovens um espaço aberto à descoberta individual, aliando divertimento e aprendizagem.
As atividades programadas pelas “Férias Ativas” não são estanques, podendo sempre sofrer alterações consoante os interesses individuais das crianças e as diferenças etárias. A organização procurará privilegiar metodologias lúdicas e participativas, estimulando os participantes para a descoberta das suas capacidades e potencialidades.