Saltar para o conteúdo principal

As Viagens do Zambujinho

Site | asviagensdozambujinho.pt/

Facebook | As Viagens do Zambujinho

 

O Projeto “As Viagens do Zambujinho” procura abranger, de forma transversal, o contacto com a realidade do concelho e consequentemente com os seus munícipes, permitindo a transmissão de experiências vastas e abrangentes, que conduzam à interpretação pessoal e individual das práticas vivenciadas ao longo das visitas. Neste projeto de educação não formal o objetivo permanente será o de aprender, trocar, partilhar e, por consequência, enriquecer a vida dos seus habitantes.

Estas “Viagens” são rotas temáticas representativas de todas as Freguesias do Concelho, evidenciando as especificidades que as caracterizam. Pretende-se sensibilizar e "conquistar" as crianças para essa descoberta proporcionando-lhes um conjunto de vivências e de conhecimento prático, através da exploração das características próprias de cada local, de alguns elementos que fazem o nosso passado e o nosso presente, de diversas profissões e atividades económicas, enfim, da realidade sociocultural do território em que habitam e do qual são parte integrante.

Para concretizar cada uma das Rotas que compõem “As Viagens do Zambujinho”, dar-se-á continuidade a um conjunto de parcerias que resultam da cooperação entre entidades públicas e privadas, que assumem um papel preponderante e decisivo na implementação das mesmas, potenciando deste modo o aparecimento de novos projetos no âmbito da animação e promoção das valências do Concelho, estimulando a relação das escolas com as diversas instituições do Município.

Um dos objetivos deste projeto é proporcionar aos alunos do 1.º CEB do concelho a valorização dos diferentes tipos de Património de que o concelho de Azambuja dispõe (social, turístico, económico, ambiental, cultural/humano, geográfico, histórico) e contribuir para a formação de futuros munícipes e cidadãos esclarecidos que promovam o desenvolvimento económico-social e cultural do concelho.

No ano letivo 2021/2022, o Município de Azambuja assinalará o décimo quinto ano consecutivo de «As Viagens do Zambujinho», projeto de experiências educativas que já enriqueceu a formação académica e humana de vários milhares de estudantes de todo este concelho.

Apresentam-se 10 rotas distintas. Clique aqui para conhecê-las um pouco melhor.

Rota dos Vigias, em Alcoentre

Rota Ambiental, em Aveiras de Baixo

Rota do Vinho, em Aveiras de Cima

Rota da Lezíria e dos Avieiros, em Azambuja

Rota Urbana, Azambuja

Rota Pina Manique, em Manique do Intendente 

Rota dos Sentidos, em Vale do Paraíso

Rota da Industria, em Vila Nova da Rainha

Rota dos Moinhos, na Maçussa

Rota da Arqueologia, em Vila Nova de São Pedro

Para concretizar cada uma das rotas programadas dar-se-á continuidade a um conjunto de contactos/apoios de parceiros da Câmara Municipal numa lógica de cooperação entre entidades públicas e privadas, potenciando deste modo o aparecimento de novos projectos no âmbito da animação e promoção das valências do Concelho, estimulando a relação das escolas com as diversas instituições do Município.

 

INFORMAÇÕES ÚTEIS


Calendário das Rotas para o ano letivo 2021/2022  

> Relatório de avaliação 2019/2020    


voltar ao topo