Saltar para o conteúdo principal

Parcerias

Fundação Portuguesa de Cardiologia: A Fundação Portuguesa de Cardiologia pretende sensibilizar para a adoção de comportamentos saudáveis, de forma a prevenir e a combater as doenças cardiovasculares, a principal causa de morte em Portugal.

A Autarquia continua a aderir à proposta da Fundação Portuguesa de Cardiologia na dinamização do Dia Mundial do Coração. O principal objetivo desta iniciativa é reforçar a importância da realização de atividades físicas e desportivas e de um estilo de vida ativo para um melhor coração e uma vida mais saudável, de acordo com as orientações da União Europeia.

 

Liga Portuguesa Contra o Cancro: A Liga Portuguesa Contra o Cancro é uma entidade de referência nacional no apoio ao doente oncológico e família, na promoção da saúde, na prevenção do cancro e no estímulo à formação e investigação em oncologia. O Concelho de Azambuja recebe desde 2010 a unidade móvel da Liga Portuguesa Contra o Cancro integrada no Programa de Rastreio de Cancro da Mama (desenvolvido em estreita colaboração com os Cuidados de Saúde Primários). 

O Programa de Rastreio de Cancro da Mama é dirigido a mulheres assintomáticas (que não apresentam sintomas) com idade compreendida entre os 50 e os 69 anos e consiste na realização de uma mamografia gratuita a cada dois anos. A iniciativa, resulta da colaboração entre o Município, as Juntas de Freguesia, o Centro de Saúde e as suas extensões. Esta ação, tal como as consultas de aferição em Lisboa, insere-se na intervenção do Núcleo Regional do Sul (NRS) da Liga Portuguesa Contra o Cancro, integrado no Plano Oncológico Nacional e no Programa Europeu Contra o Cancro.

 

Ordem Dos Farmacêuticos: A Ordem dos Farmacêuticos é a associação pública profissional que representa os farmacêuticos portugueses, que regula a profissão farmacêutica em Portugal e tem como princípios a prevenção e promoção da saúde pública. 

O Município de Azambuja no seguimento da sua política de responsabilidade social e estratégia de promoção da saúde pública, associou-se aos projetos Geração Saudável e Geração Saudável Sénior, desenvolvidos pela Ordem dos Farmacêuticos, com o intuito de implementá-los no concelho, tendo em vista a adoção de estilos de vida mais saudáveis.

 

Ordem dos Psicólogos Portugueses: A Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) apresenta-se como a associação pública profissional representativa dos profissionais em psicologia que, em conformidade com os preceitos do seu Estatuto e as disposições legais aplicáveis, exercem a profissão de psicóloga/o. 

O Município de Azambuja estabeleceu parceria na área da saúde mental, tendo em vista, a sensibilização da população para a importância da intervenção dos psicólogos e a dinamização de ações que promovam a literacia em saúde mental e bem-estar, capacitando os Munícipes para a salvaguarda da sua saúde psicológica mantendo padrões de funcionamento adaptativos e relações interpessoais ajustadas.

 

Unidade Funcional Coordenadora da Diabetes ACES Estuário do Tejo/Hospital de Vila Franca de Xira: A Unidade Coordenadora Funcional da Diabetes é constituída por uma equipa multidisciplinar, da área da saúde, constituída em 2015, que em parceria com os Municípios do Estuário do Tejo, dinamizam ações de promoção da saúde e prevenção da diabetes, nomeadamente na educação individual ou em grupo, em colaboração com as autarquias, as escolas e as organizações da sociedade civil.

voltar ao topo
Deny from all