Covid-19: Comunicado do Presidente da Câmara Municipal de Azambuja

11 de abril de 2020 (documento PDF)

Caras e Caros Munícipes,

Tenho visto, nos últimos dias, algumas publicações que considero muito infelizes, por parte dos Senhores Vereadores do PSD. Tais publicações não são nada mais do que um aproveitamento político infeliz por parte destes senhores que têm dito que estão disponíveis para colaborar comigo.

Falo sobretudo na primeira pessoa porque algumas dessas publicações têm sido dirigidas ao Presidente da Câmara. Esta estratégia, usada pelos Vereadores do PSD, é típica de quem se acha único intérprete do interesse municipal e considera que no poder autárquico só está gente que nada faz em prol dos seus munícipes.

O primeiro-ministro António Costa refere que «esta é uma luta pela nossa própria sobrevivência» e que «só juntos a conseguiremos enfrentar». É também este o meu entendimento, mas infelizmente não é o do PSD.

Neste sentido, importa esclarecer os munícipes quanto a dois assuntos: as últimas medidas implementadas pela Câmara Municipal e a aquisição à empresa Biosurfit de testes de rastreio.

Em relação ao primeiro assunto, desde o início desta pandemia que a Câmara Municipal tem vindo a tomar um conjunto de medidas que têm respondido às necessidades do momento que vivemos. Os problemas têm sido antecipados, mas todos os dias surgem situações novas que urgem respostas novas da nossa parte. Algumas medidas  propostas pelo PSD não foram simplesmente rejeitadas por nós. Elas não aparecem no novo pacote de medidas ou porque a legislação não o permite ou porque já tinham sido implementadas pela Câmara ou porque já tinham sido pensadas por nós e estavam em avaliação (há medidas que carecem de estudos financeiros, levantamento de necessidades e enquadramento legal).

Aproveito ainda para vos informar que continuamos a equacionar a adoção de novas medidas que respondam a necessidades decorrentes de novas imposições legais e que transtornam o nosso dia-a-dia (como é o caso da disponibilização de equipamento informático aos nossos alunos).

Relativamente ao segundo assunto, informo a comunidade de que em dezembro tivemos luz verde por parte do presidente da ARS para implementarmos em todas as unidades de saúde do nosso concelho um instrumento de diagnóstico em Point of Care, que disponibiliza testes rápidos de análises, nomeadamente proteína C-reativa, hemograma e hemoglobina glicosilada, providenciando resultados clinicamente relevantes ao médico ou enfermeiro em aproximadamente 5 minutos. A disponibilização deste equipamento nos nossos centros de saúde evita um grande conjunto de deslocações e de percas de tempo por parte dos nossos utentes. Ficámos a aguardar o protocolo e a elaboração de algumas normas, dirigidas aos profissionais de saúde, para a utilização deste equipamento.

Assim, os equipamentos Spinit já foram adquiridos por esta autarquia no passado mês de dezembro e aguardam esta documentação para poderem ser instalados nas unidades de saúde do concelho de Azambuja. Recordo que este investimento da autarquia não traz despesa à ARS e que foi tudo pago pela Câmara Municipal, incluindo consumíveis.

Neste momento a empresa Biosurfit, recorrendo à tecnologia de microscopia e espectrofotometria, através do seu equipamento Spinit®, disponibiliza testes quantitativos de Proteína C-reativa, Leucograma, IG (IgGeIgM) e Ag específico santi-COVID-19, que permitem uma pré-avaliação da presença de COVID 19 e ajudam a prever o grau de severidade da doença, com resultados em apenas 15 minutos. O Hospital da Cruz Vermelha está  a aplicar estes testes que se têm revelado uma mais-valia para todo este sistema. Paralelamente à aplicação destes testes, quando o resultado apresentar risco elevado, é possível realizar testes de zaragatoa (RNA) que detetam a presença ou não de Covid-19, que seriam encaminhados pela Biosurfit para o Instituto de Medicina Molecular, com quem a empresa tem um protocolo.

Esta autarquia está disponível para colocar toda esta tecnologia à disposição dos nossos profissionais de saúde na UCSP de Azambuja para triagem de grupos de risco como sendo funcionários dos lares de idosos, profissionais de saúde e de socorro, entre outros. Aguardamos a validação por parte da ARS para podermos avançar. Toda a formação dos técnicos e investimento fica a cargo da Câmara Municipal.

Acreditamos que esta é uma forma de podermos ajudar a travar esta pandemia e por isso não vamos desistir.  A par desta parceria com a ARS também já tentámos parceria com a Cruz Vermelha Portuguesa, que neste momento não nos pode disponibilizar recursos humanos, tendo ficado acordado que logo que fosse possível entrariam em contacto connosco para implementarmos este projeto.

Caras e Caros Munícipes, tudo faremos para proteger a saúde de todos os que vivem e trabalham no nosso concelho, com rigor e honestidade.

A nossa política neste momento é só uma: combater o Covid-19 e ajudar os nossos Munícipes.

Se precisar de ajuda, ligue-nos:

PROTEÇÃO CIVIL – 263 403 720

APOIO SOCIAL – 962 085 335 / 961 710 563 / 961 710 548