Já teve início a vacinação contra a Covid-19 em Azambuja

Centro de Vacinação instalado no Pavilhão Municipal (Campo da Feira)

Já teve início, no Concelho de Azambuja, a campanha de vacinação da população contra a Covid-19. A operação começou nesta quarta-feira, 24 de fevereiro, tendo sido convocados para o primeiro dia 99 utentes.

O processo de convocatória é da responsabilidade da autoridade de saúde e será destinado, por agora, aos utentes com idade igual ou superior a 80 anos, bem como às pessoas com idade superior aos 50 anos com patologias específicas associadas a maior risco em caso de infeção pelo novo coronavírus.

O Centro de Vacinação do concelho está instalado no Pavilhão Municipal de Azambuja e encontra-se equipado com 5 postos de vacinação, ponto de admissão, zona de observação pós-vacina e área médica.

Todo o processo é assegurado por uma equipa multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, assistentes técnicos e assistentes operacionais da UCSP-Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados e da UCC-Unidade de Cuidados na Comunidade de Azambuja, contando com o apoio do Serviço Municipal de Proteção Civil de Azambuja, de uma equipa de bombeiros e Cruz Vermelha equipados com uma ambulância e, ainda, da GNR.

O Município de Azambuja cedeu o pavilhão e toda a logística de equipamento necessário e de sinalética identificativa dos espaços. A autarquia assegurará, igualmente, a manutenção e higienização do local, disponibilizando também vários assistentes técnicos e assistentes operacionais.

Refira-se, de forma clara, que a administração da vacina está sujeita a marcação, pelo que todos os munícipes devem aguardar o contacto por parte dos serviços do Centro de Saúde que farão esse agendamento.

De recordar, que o processo de vacinação no Concelho de Azambuja foi iniciado, com a primeira toma ainda em janeiro e a segunda toma em meados de fevereiro, nas Estruturas Residenciais Para Idosos (ERPIs) e Casas de Acolhimento.

Entretanto, também já começaram a ser administradas, de forma parcial, as vacinas aos bombeiros de Alcoentre e de Azambuja e aos elementos da delegação de Aveiras de Cima da Cruz Vermelha Portuguesa.