Atividades em dezembro.2023 na Rede de Bibliotecas Municipais

> Panfleto mensal de dezembro

AVISOS E INFORMAÇÕES

> Horário

A Rede de Bibliotecas do Município de Azambuja encontra-se a funcionar com os seguintes horários:

- Biblioteca Municipal de Azambuja: de 3ª a 6ª-feira das 09h30 às 18h00 e aos sábados das 10h00 às 13h00.

- Biblioteca de Aveiras de Cima: de 3ª a 6ª-feira no horário das 09h30 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 e aos sábados das 10h00 às 13h00.

- Biblioteca de Alcoentre: de 2ª a 6ª-feira das 09h30 ao 12h30 e das 13h30 às 17h30.

> Lançamento do XVII Concurso Literário do Concelho de Azambuja

11 de dezembro

Concurso com 3 escalões e diversas modalidades destinado a residentes, naturais, trabalhadores e estudantes do Concelho de Azambuja. Consultar regulamento disponível nas bibliotecas municipais e escolares e online.

> Visitas Guiadas

Sextas, às 10h30.

As visitas guiadas têm como objetivo dar a conhecer o espaço, as regras de funcionamento e o fundo documental da biblioteca. Atividade sujeita a marcação.

> Projeto "Lugares com histórias"

Este projeto apresenta-se como uma oportunidade dirigida aos alunos do 6º ano de escolaridade, de conhecerem as Bibliotecas Municipais do Concelho. Dessa forma, pretende-se dar a conhecer o espaço das bibliotecas na sua vertente histórica e social, os seus serviços, normas e atividades, encerrando com sugestões de leitura, indicadas pelo Plano Nacional de Leitura, dirigidas a esta faixa etária. Atividade sujeita a marcação.

> Hora do Conto

Serviço educativo, para alunos do 1º ciclo, de mediação da leitura onde a oportunidade de visitar a biblioteca municipal consolida a visita realizada na pré-escola. Este ano a história é dinamizada com fantoches e aborda os provérbios. Atividade sujeita a marcação.

Projeto “Crescer a Ler”

Através deste projeto de mediação da leitura procuraremos desenvolver uma atividade que visa acima de tudo a promoção do livro e a criação de hábitos de leitura nos alunos do pré-escolar e proporcionar a alguns deles o primeiro contacto com as bibliotecas da RBMA.  Neste ano letivo o livro escolhido é “A ilha do avô” da autoria de Benji Davies. Atividade sujeita a marcação.

Biblioteca Municipal de Azambuja

> Feira do livro usado

De 5 a 29 de dezembro.

A sustentabilidade começa na leitura.

> Workshop de BD por Rui Cardoso (+ 10 anos)

Quartas-feiras, dias 6 e 13 de dezembro.

Junte-se a nós no nosso Espaço Maker para mais uma sessão do projeto BiblioTICS. Inscrições obrigatórias, gratuitas e limitadas.

> Uma história de Natal no centro da terra, dinamizada por "O som do algodão" (+3 anos)

Sábado, dia 16 de dezembro, às 10h30.

Este é um itinerário sonoro focado na incrível viagem pelo mundo do desconhecido que habitam no interior da terra. Música e narração oral encontra-se para criar um clima de suspense e aventura que promete conquistar miúdos e graúdos. Música, palavra e sensações numa história que celebra o Natal num cenário inesperado e surpreendente. Inscrições obrigatórias, gratuitas e limitadas.

Biblioteca do Centro Cultural Grandella - Aveiras de Cima

> Histórias ao Sábado: “Vamos pintar o Natal” (famílias com crianças dos 3 aos 10 anos)

Sábado, dia 2 de dezembro, às 10h30.

Vamos visitar as maravilhosas histórias de Natal, vestindo com novas cores as suas personagens! Atividade de animação da leitura com recurso a trabalhos manuais aplicados a técnicas decorativas. Inscrições obrigatórias, gratuitas e limitadas.

> Primeiros Olhares: “Os Livros do senhor Croc” dinamizado por Inês Blanc (famílias com bebés dos 3 aos 36 meses)

Sábado, dia 16 de dezembro, às 10h30.

Uma sessão de histórias com tapetes narrativos dirigida a famílias é um momento de afeto, de estreitar ligações, sentados no chão bem pertinho de quem mais gostamos. Tempo de escuta e de sonho, em que os personagens saltam das páginas do livro e se materializam em bonecos coloridos de pano, fiéis às ilustrações de quem os imaginou, e nos trazem a todos à infância em que nos sentimos mimados.

“Os livros do Sr. Croc” - O Senhor Croc e os seus amigos são tão divertidos, que têm direito não a um, mas a uma coleção inteira de livros! Inscrições obrigatórias, gratuitas e limitadas.

> Projeto BiblioTics (crianças dos 6 aos 12 anos)

Quarta-feira, dia 6 de dezembro, às 14h30.

Projeto de aprendizagem e dinamização de novas aplicações informáticas. Sessão dedicada à aplicação “CANVA”. O Canva é uma ferramenta gratuita de design gráfico online. Utiliza-se para criar posts de redes sociais, apresentações, posters, vídeos, logótipos, entre outros. Inscrições obrigatórias, gratuitas e limitadas.

Biblioteca Palácio Conselheiro Frederico Arouca - Alcoentre

> Ler no lar para atividades inventar

Quartas-feiras, quinzenalmente , às 11h00.

Atividade de incentivo à narração oral e de trabalhos manuais, dirigida aos utentes do Centro Social e Paroquial de Alcoentre.

> 15º Aniversário da Biblioteca Palácio Conselheiro Frederico Arouca (destinado aos alunos do centro escolar de Alcoentre e utentes do centro de dia do CSP de Alcoentre)

Segunda-feira, dia 11 de dezembro.

“Onde as histórias se encontram”, sessão de histórias por Elsa Serra. Vamos acordar no país das histórias e vamos à terra do faz de conta. Conhecer amigos desconhecidos. Conhecer histórias coloridas de palavras mágicas. Palavras que nos fazem rir e crescer. Palavras ditas. Palavras bonitas. Nesta sessão de histórias viajaremos entre histórias tradicionais e a leitura de contos ilustrados. Vamos aprimorar o gosto das crianças pelos livros e pelo universo mágico das histórias. Também é aconselhável a adultos com gosto por sonhar…

> Projeto RELER

Semanalmente

Entrega dos jornais diários no Centro de Dia de Alcoentre e posteriormente no Estabelecimento Prisional de Alcoentre.

BICA - Biblioteca Itinerante do Concelho de Azambuja