Azambuja comemorou Dia do Município com entrega de Medalhas de Mérito e de Serviço Público

No passado dia 09 de maio – Quinta-feira de Ascensão, a Câmara de Azambuja assinalou o Dia do Município, naquele que é o seu feriado municipal. Como vem sendo hábito, nos últimos anos, a autarquia comemorou a data com a cerimónia de entrega das medalhas municipais de mérito e de serviço público. O evento decorreu à tarde no auditório da Casa do Povo de Aveiras de Cima.

Após a mensagem de abertura, pelo Presidente da Câmara – Silvino Lúcio, num primeiro momento foram entregues os diplomas e as Medalhas Municipais de Serviço Público aos funcionários que já completaram 10, 20 e 30 anos de trabalho dedicado ao município. De acordo com o respetivo regulamento, os trabalhadores com 10 anos de serviço receberam a medalha Grau Bronze, os de 20 anos receberam a medalha Grau Prata, e os com 30 ou mais anos foram agraciados com a medalha Grau Ouro.

Na segunda parte da cerimónia, teve lugar a atribuição de medalhas municipais de mérito. Depois de nas últimas edições o município ter homenageado o mérito de figuras singulares e coletivas nos âmbitos da música e da etnografia, desta vez foi deliberado distinguir os praticantes de diversas modalidades desportivas, pela conquista de pódios em competições de nível nacional e internacional.

Neste âmbito, foram galardoados com a Medalha Municipal de Mérito – Grau Bronze os seguintes 16 atletas: Miguel Nabeto, Cláudia Jesus e Teresa Gomes (Dança Desportiva); Rui Pedro Moreira (Equitação de Trabalho); Paulo Domingos, César Fernando, Gonçalo Domingos, João Morais e Santiago Morais (Columbofilia); Diogo Mena, Xavier Santos, Lucas Ferreira, Gabriel Pereira, Francisca Santos, Tatiana Corienuc e Melissa Ortet (Karaté).

A terminar a cerimónia, um momento muito sentido e emotivo com a atribuição, a título póstumo, de duas Medalhas Municipais de Mérito – Grau Ouro. O justo reconhecimento à memória de António Domingos Silva Ribeiro, amante da fotografia, arte com a qual muito valorizou e divulgou o património cultural, social e humano do Concelho de Azambuja; e também ao legado de Humberto de Jesus Gomes, antigo membro da Assembleia Municipal de Azambuja e dirigente associativo, na Filarmónica Recreativa de Aveiras de Cima e na delegação local da Cruz Vermelha Portuguesa.