Azambuja vai ter um posto avançado de bombeiros, no Verão

Deliberações da reunião de Câmara de 11 de junho

O Executivo Municipal de Azambuja aprovou, na sua última reunião ordinária, o protocolo a estabelecer com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Azambuja e o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas que permitirá a criação de um posto avançado de bombeiros nos antigos viveiros da Guarita, Freguesia de Aveiras de Baixo. A estrutura irá funcionar até 31 de outubro, ou seja durante as fases “Bravo”, “Charlie” e “Delta” do período mais preocupante do combate aos fogos florestais.

Segundo este acordo tripartido, o ICNF irá disponibilizar aos bombeiros o acesso e a utilização de uma parte significativa das instalações do designado “Centro Aquícola de Azambuja”, onde se inclui um ponto de água aéreo e outro misto. Por seu lado, os Bombeiros Voluntários de Azambuja responsabilizam-se pela requalificação dos espaços e instalações de apoio, bem como a respectiva manutenção e conservação. O Município assumirá o apoio logístico a essas operações, nomeadamente com as máquinas disponíveis e os recursos humanos necessários, com destaque para os Sapadores Florestais. Este posto avançado vem, naturalmente, reforçar o Plano Operacional Municipal de Azambuja, sendo, igualmente, integrado no Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais.

Nesta reunião de Câmara de 11 de junho foi, também, aprovado o protocolo a assinar entre a autarquia e a “2065 – Associação de Desenvolvimento Local de Alcoentre”. O acordo define a cedência da utilização do edifício da antiga escola primária da localidade de Casais das Boiças para sede social da referida associação.

Foi deliberado apoiar a Associação Desportiva e Cultural dos Casais da Lagoa com a cedência de mão-de-obra destinada à montagem de canalização no bar da sede desta colectividade. A associação assumirá a aquisição de todos os materiais necessários.

Mereceram aprovação do executivo três despachos relativos ao empréstimo de viaturas pesadas, para transporte de animais, às Câmaras Municipais de Benavente e do Cartaxo bem como ao CNEMA de Santarém. Trata-se da retribuição de idêntica ajuda dessas entidades, nomeadamente, para as actividades da Feira de Maio de Azambuja. Foi, ainda, aprovado outro despacho, de adjudicação de um lugar para venda de pão com chouriço na Feira de Maio. Tratou-se de uma oferta de última hora para um lugar que tinha ficado deserto no respectivo sorteio, daí este procedimento excepcional.

Por fim, foi aprovada uma Revisão Orçamental que será submetida à apreciação da Assembleia Municipal na sua próxima sessão.

As propostas de alteração aos acordos de execução com as Juntas de Freguesia e de constituição da comissão de acompanhamento da concessão das águas foram retiradas.