Município e CPCJ de Azambuja acolheram os professores do novo ano letivo

Sessão de boas-vindas no espaço do Convento das Virtudes.

.

A Câmara Municipal de Azambuja e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em risco (CPCJ) promoveram, neste dia 3 de setembro, uma receção ao corpo docente 2015/2016 colocado no concelho para o ensino pré-escolar, básico e secundário.

A sessão teve lugar em Virtudes, na Freguesia de Aveiras de Baixo, e contou com as intervenções do Vice-Presidente da autarquia, Silvino Lúcio, nas boas-vindas a todos; da presidente da CPCJ de Azambuja, Lisete Oliveira, que fez uma apresentação da comissão e do seu funcionamento; e do Vereador da Ação Social, Herculano Martins, que encerrou o encontro em que participaram mais de uma centena e meia de professores.

.

Mais do que um evento meramente social, a ocasião foi aproveitada para dar a conhecer – ou reforçar esse conhecimento – a existência da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em risco de Azambuja, bem como o seu funcionamento e as competências que lhe estão conferidas por lei.

A presidente da comissão apelou aos docentes para um relacionamento estreito e ágil entre todos e disponibilizou a sua equipa para essa colaboração, com vista a um trabalho profícuo na identificação de situações concretas e numa intervenção mais adequada e eficaz.

Esta sessão de esclarecimento contou, igualmente, com a presença do comandante da GNR de Azambuja – Cabo Fonseca, em representação da autoridade policial no município e também do programa “Escola Segura”.

.

O encontro no espaço cultural “Convento das Virtudes”, para além de marcar a hospitalidade do município a todos os professores – em especial aos que aqui irão lecionar pela primeira vez; pretendeu, ainda, constituir um momento de contacto e convívio entre todo o corpo docente dos 3 agrupamentos escolares do Concelho de Azambuja.

Referência, ainda, para a presença de vários presidentes de Juntas de Freguesia e, naturalmente, dos principais responsáveis daqueles organismos: Prof. Madalena Tavares (Agrupamento de Escolas de Azambuja); Prof. Teresa Valente (A.E. de Vale-Aveiras); e Prof. António Dias (A.E. do Alto Concelho).