Executivo Municipal aprova adesão à Rede de Municípios Saudáveis

Deliberações da reunião de 01 de março, realizada em Vila Nova da Rainha.

.

O Executivo Municipal de Azambuja aprovou, na sua última reunião ordinária, a adesão à Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis. O objetivo da decisão é obter as mais-valias de pertencer a uma associação de autarquias que defende melhores políticas de saúde beneficiando da troca de experiências e de conhecimento entre os membros. Por outro lado, permitirá usufruir de projetos e aceder a candidaturas em rede no domínio da saúde que estão vedados aos municípios a título individual. Esta deliberação será, agora, submetida à Assembleia Municipal.

A sessão, realizada no dia 01 de março, teve lugar no edifício da Junta de Freguesia de Vila Nova da Rainha, dando continuidade ao plano de reuniões descentralizadas por todo o concelho.

.

No âmbito da ÁVINHO – Festa do vinho e das Adegas, a realizar em Aveiras de Cima de 8 a 10 de abril próximo, foram aprovadas duas propostas. O Município aceita a doação de 600 quilos de carne, 800 pães, 30 embalagens de acendalhas e 35 de sal, por parte de um estabelecimento comercial. Por outro lado, a autarquia atribuirá um apoio monetário de 200,00 euros a cada um dos 7 grupos folclóricos do concelho que dinamizarão o cortejo etnográfico “O Ciclo do Vinho”.

.

Foram deliberados, igualmente, outros subsídios. Um jovem residente em Casal d’Além, permanentemente acamado em virtude de deficiência motora, receberá o valor anual de 750,00 euros destinado a custear material escolar e didático e acesso à internet. Ao abrigo do Regulamento de Apoio ao Associativismo, e retificando algumas incorreções detetadas no preenchimento das candidaturas e no cálculo dos apoios, serão atribuídos 309,00 euros à Associação Desportiva e Cultural de Casais da Lagoa; 807,00 euros ao Aveiras de Cima Sport Club; e 144,00 euros à Associação Desportos e Recreio “O Paraíso”.

.

Integrado na Semana da Juventude, a realizar no final do corrente mês de março, decorrerá um concurso de fotografia cujas normas foram agora aprovadas. O concurso tem por tema “Eu: em Modo Saudável” e pretende estimular nos jovens a participação, a criatividade e uma cidadania ativa.

.

A Vereação azambujense aprovou, ainda, nesta sessão duas propostas de toponímia. Uma artéria em Casais de Baixo, Freguesia de Azambuja, passa a designar-se “Travessa das Rosas”. Na União de Freguesias Manique do Intendente, Vila Nova de S. Pedro e Maçussa nascem 4 novos topónimos: “Beco 25 de abril”, em Casal d’Além; “Rua do Braçal”, em Vila Nova de S. Pedro; “Rua das Fontainhas” e “Rua da Vila Chã”, ambas em Maçussa.

.

Por fim, foi ratificado o despacho de adjudicação do concurso público para concessão do direito de exploração do bar afeto ao Pavilhão Municipal de Azambuja.

As propostas do procedimento concursal para aquisição de refeições escolares através da central de compras da CIMLT e do contrato de subarrendamento de um espaço para “centro de convívio” foram retiradas.