Festividades de Carnaval dinamizam o Concelho de Azambuja

De 21 a 24 de fevereiro de 2020.

O Carnaval está a chegar ao Concelho de Azambuja e as comemorações começam já esta sexta-feira, dia 21 de fevereiro e prolongam-se até segunda-feira, dia 24 de fevereiro.

A efeméride vai ser dinamizada no concelho com um conjunto de iniciativas alusivas à data, organizadas por algumas associações, instituições e Juntas de Freguesia, com o apoio do Município de Azambuja.

A folia começa na sexta-feira, dia 21 de fevereiro, com o tradicional Desfile de Carnaval organizado pelo Centro Social e Paroquial de Azambuja. A iniciativa conta com a participação das crianças e idosos da instituição, bem como da Santa Casa da Misericórdia, da CERCI – Flor da Vida e largas centenas de alunos das escolas do 1º Ciclo e jardins-de-infância de Azambuja.

Após a concentração dos grupos, que começará por volta das 09h30, o cortejo realiza-se ao longo da Rua Engº Moniz da Maia, passando pela Praça do Município, segue pela R. Conselheiro Frederico Arouca (frente à estação de comboios), pela Rua João Paulo II (paralela à estrada nacional) e termina no Jardim Urbano Dr. Joaquim A. Ramos.

Ainda 6ªfeira, da parte da tarde, a UTICA – Universidade da Terceira Idade do Concelho de Azambuja irá dinamizar um Baile de Carnaval. O encontro está marcado para as 14h30, no Restaurante Páteo do Valverde em Azambuja. O evento é aberto à população, sendo fundamental levar um adereço carnavalesco.

No sábado, dia 22 de fevereiro, a Junta de Freguesia de Alcoentre organiza a XVIII Tarde de Animação Juvenil da Freguesia, direcionada para crianças até aos 12 anos. A atividade tem início às 14h30 no Pavilhão dos Bombeiros Voluntários de Alcoentre e inclui um concurso de máscaras para os mais criativos.

Ainda, na Freguesia de Alcoentre, a Associação Cultural e Recreativa de Casais das Boiças organiza um Jantar de Convívio de Carnaval. O jantar terá lugar na sede da associação e a ementa é composta por sopa de peixe, pernil com castanhas e bacalhau com natas. O convite é direcionado a toda a população, para participar num momento de convívio, com fatos de carnaval e ainda, muita animação musical. Para participar é necessário reservar lugar diretamente com a associação, tendo um custo de 10€, para adultos, e de 5€, para crianças dos 6 aos 11 anos, sendo que até aos 5 anos é gratuito.

No sábado, dia 22 de fevereiro, na Freguesia de Azambuja, haverá um Baile de Carnaval, iniciativa do Centro Cultural e Recreativo de Casais dos Britos, com encontro marcado às 21h30. A animação musical deste baile fica a cargo do Duo Daniel Silva e Ana, com a promessa de uma surpresa para a melhor máscara da noite.

A Associação Cultural “A Poisada do Campino” anuncia a animação de duas Noites de Carnaval, ambas na sua sede com início às 22h00. No sábado, a música estará a cargo do DJ Zezocas,  enquanto na segunda-feira, dia 24, o responsável será o DJ Pedro Roda.

No domingo, dia 23 de fevereiro, é a vez da Freguesia de Aveiras de Cima levar à rua o seu Desfile de Carnaval, organizado pela Junta de Freguesia. O desfile é composto por carros alegóricos e grupos carnavalescos que prometem animar a vila de Aveiras de Cima. A concentração está marcada para as 14h30, na Rua 25 de Abril (junto ao posto da GNR) e o desfile tem início às 15h00. O percurso termina no Mercado Diário local, onde  a festa continuará.

Durante o fim-de-semana, dias 22 e 23, também haverá muito futebol juvenil com o Torneio de Carnaval dinamizado pela União Desporto e Recreio de Vila Nova da Rainha. O torneio é constituído por 21 clubes que participarão com 40 equipas e mais de 400 jovens.