Outubro tem "Dias da Música" no Concelho de Azambuja

Concertos e arruadas a 01, 05, 09 e 18 de outubro, em várias localidades do concelho.

O Município de Azambuja vai promover, durante o mês de outubro, uma iniciativa intitulada Dias da Música. O mote é trazer as bandas filarmónicas e as orquestras para a rua, com o duplo objetivo de reaproximar a música do público e minimizar os riscos da pandemia que continua a condicionar imenso as atividades socioculturais.

Para estimular a retoma dessa atividade, a autarquia, em articulação e consenso com as associações participantes, planificou um conjunto de concertos e arruadas que pretendem recuperar a dinâmica perdida nos tempos de confinamento. Músicos, maestros e dirigentes voltam, assim, a ter oportunidade de mostrar, em espaço público e aberto, os seus talentos e os frutos da sua dedicação à arte da música.

O evento tem a sua estreia no Dia Mundial da Música, 01 de outubro, com uma atuação da Orquestra Lusitanus, pelas 21h30 no adro da Igreja Matriz em Azambuja.

No dia 05, feriado nacional, haverá três momentos. A partir das 15h00, a Banda da Escola de Música da ADR “O Paraíso” fará uma arruada pelas artérias de Vale do Paraíso; às 16h30, terá início um concerto pela Filarmónica Recreativa de Aveiras de Cima, no Largo da República da sua terra natal; e para as 18h00, está marcado um concerto da banda do Centro Cultural Azambujense, no espaço do Jardim Urbano de Azambuja.

Estes Dias da Música prosseguem a 09 de outubro, sexta-feira, com a exibição da banda do Centro Cultural Azambujense, pelas 21h00, desta feita em Vila Nova da Rainha, no largo frente à Junta de Freguesia.

O programa completa-se no domingo, dia 18. A partir das 11h00, a banda da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcoentre fará entoar a sua música ao longo das ruas da vila de Alcoentre. Quando forem 16h00 terá início o concerto da Banda da Escola de Música da ADR “O Paraíso”, no jardim de Casais da Lagoa, lugar pertencente à Freguesia de Aveiras de Baixo. - CANCELADO

A iniciativa cumprirá todas as recomendações de segurança divulgadas pela Direção Geral da Saúde.

Não se efetuam reservas para estes eventos e o público ocupará os lugares disponíveis, por ordem de chegada, segundo a indicação de um assistente de apoio.

O recinto dos concertos estará delimitado, as cadeiras estarão distanciadas, haverá circuitos de entrada e de saída bem como dispensadores de desinfetante.

O Município de Azambuja reforça o apelo ao uso de máscara e ao cumprimento da sinalética e de todas as orientações.

> Cartaz Dias da Música (PDF)

> 01.outubro - Orquestra Lusitanus

> 05.outubro - Centro Cultural Azambujense