Município de Azambuja promoveu sessões de sensibilização sobre a importância de preservar e proteger os espaços ribeirinhos

No âmbito do Projeto de “Valorização e adaptação do Ribeiro de Aveiras às alterações climáticas”, financiado pelo Fundo Ambiental

O Município de Azambuja em conjunto com a empresa ERios, responsável pelo projeto da “Valorização e Adaptação do Ribeiro de Aveiras às Alterações Climáticas”, realizaram duas sessões de sensibilização sobre a importância de preservar e proteger os espaços ribeirinhos, como o Ribeiro de Aveiras. As sessões tiveram lugar no dia 26 de novembro de 2020, no espaço do futuro Parque Ambiental de Azambuja, nos antigos viveiros do ICNF, em Aveiras de Baixo.

Nesta iniciativa estiveram presentes alunos dos cursos de “Turismo Rural e Ambiente” e de “Multimédia” e a turma 10ºA, da Escola Secundária de Azambuja, bem como a equipa dos jardins e alguns técnicos da C.M.Azambuja.

Este ribeiro está a ser intervencionado utilizando várias técnicas de engenharia natural, fazendo um controle das espécies invasoras e respeitando as espécies nativas já existentes. A área atravessa os terrenos dos antigos viveiros do ICNF, em Aveiras de Baixo, onde a autarquia visa criar o futuro Parque Biológico e Ambiental de Azambuja. Com este projeto, Azambuja terá, também, o primeiro Laboratório de Rio funcional na zona sul do país, onde poderá ser observada a intervenção realizada e as diversas técnicas utilizadas.

De referir que esta intervenção, representa um investimento global de 200 mil euros, dos quais a Câmara Municipal conseguiu um financiamento de 170 mil euros, no âmbito da candidatura aprovada pelo Fundo Ambiental enquadrada no objetivo “Adaptar o território às alterações climáticas – concretizar o P3AC”. A concretização desta “Valorização e Adaptação do Ribeiro de Aveiras às Alterações Climáticas” irá tornar toda a área envolvente à intervenção mais resiliente e preparada para os riscos associados a fenómenos de cheias e de inundações, bem como recuperará o corredor ribeirinho ao longo da linha de água, fomentando a criação de refúgios e corredores ecológicos para espécies vulneráveis.

No currículo desta obra do Município de Azambuja, constam a empresa Floponor, ligada às áreas do ambiente e da floresta, que está a executar a empreitada, e também a empresa Engenho e Rio, que é responsável pela elaboração do projeto e especializada em reabilitação fluvial com recurso a “engenharia natural”.

Vídeo da sessão com os alunos da Escola Secundária de Azambuja (EMIC)