Censos 2021 - Saiba o que fazer...

Responda aos Censos pela Internet e mantenha-se em segurança. É mais simples, mais rápido e mais seguro.

Em abril de 2021 o Instituto Nacional de Estatísticas, I.P., vai realizar o XVI Recenseamento Geral da População e VI Recenseamento Geral da Habitação - CENSOS 2021, a maior operação estatística nacional, realizada pelo INE.

Os censos da população e da habitação representam um dos pilares do Sistema Estatístico de um país no que se refere à contagem e caracterização da população e do respetivo parque habitacional, aos níveis nacional, regional e local, produzindo também informações únicas e imprescindíveis para a definição de políticas públicas de desenvolvimento e para a tomada de decisões de investimento pelos sectores público e privado.

Os Censos vão "contar" todos os cidadãos e famílias residentes no território nacional, bem como todos os alojamentos e edifícios destinados à habitação.

A partir de 5 de abril irá receber uma carta do INE com os códigos necessários para responder aos Censos 2021. A partir de 19 de abril poderá começar a responder ao questionário, até ao dia 3 de maio

Pode responder através de um computador, tablet ou smartphone com ligação à internet.

Como responder pela internet:

- Aceda a censos2021.ine.pt

- Digite o código e a password indicados na carta que recebeu do INE

- Responda às perguntas e quando terminar seleciona "Entregar"

Se não tiver condições para responder pela internet, pode:

- Solicitar o apoio de familiares ou amigos para resposta ao inquérito online

- Dirigir-se à sua Junta de Freguesia (leve consigo a carta do INE)

- Telefonar para a Linha de Apoio (210 54 20 21)

- Aguardar a visita do Recenseador (os contactos presenciais seguem o protocolo de segurança de saúde pública no âmbito da situação epidemiológica)

Refira-se que a resposta é obrigatória e confidencial, ao abrigo da Lei 22/2008, de 13 de maio.