Município comemora Dia Nacional do Estudante com iniciativas online

Dia 24 de março, online.

O Município de Azambuja assinala o Dia Nacional do Estudante, com um conjunto de atividades destinadas a todos os estudantes do concelho, que visa proporcionar momentos de aprendizagem e diversão. Esta iniciativa está, igualmente, associada à Semana da Juventude a decorrer até dia 28.

Em maio de 1987, a Assembleia da República Portuguesa estabeleceu o dia 24 de março como o Dia Nacional do Estudante através do decreto nº 77/IV. A instituição da data estabelece como objetivos o estímulo à participação dos estudantes na vida escolar e na sociedade, bem como a cooperação e convivência entre os estudantes e a importância da sua ligação à comunidade.

Este dia é, também, uma homenagem ao movimento estudantil nacional, por todas as dificuldades que enfrentou na década de 1960 aquando da crise académica vivida em Portugal.

Assim, no dia 24 de março, o município assinala a data promovendo um conjunto de atividades online:

- Lançamento do videoclip “Acordes das Cores”, dirigido a todos os alunos, cujo objetivo é a aprendizagem das cores em inglês » Videoclip "Acordes das Cores"

- Lançamento do desafio “Azambuja és tu… e Somos nós…”, dinamizado junto dos Agrupamentos do Concelho de Azambuja, no âmbito do projeto TransformARTE.

Este desafio pretende promover novas ideias e novos olhares sobre a nossa terra, através da arte de rua, da pintura, do vídeo e da música. Por outro lado, o desafio pretende, também, fomentar o sentido crítico, levando a que os participantes reflitam e proponham mudanças na sua vila, aldeia ou lugar, mas também sobre as oportunidades que essas mudanças podem proporcionar, bem como uma nova forma de olhar e apreciar o património que os rodeia.

- Divulgação das histórias criadas pelos alunos da Universidade da Terceira Idade do Concelho de Azambuja, alusivas ao tema “Ser Estudante Sénior”.