Município vai substituir cobertura em fibrocimento da Escola Básica de Azambuja

Obra financiada em 100% pelo programa operacional Alentejo 2020 / FEDER

O Município de Azambuja vai dar início à operação de "Substituição da cobertura da Escola Básica de Azambuja - Remoção do fibrocimento com amianto e colocação de painéis sandwich". Trata-se da última escola do concelho que ainda tem este tipo de cobertura contendo amianto.

A obra foi objeto de uma candidatura a fundos da União Europeia, através da participação do Município de Azambuja na CIMLT integrado no Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial da Lezíria do Tejo. A candidatura foi elaborada com um investimento elegível de 125 811,40 euros, tendo sido contemplada com um financiamento de 100% pelo programa Alentejo 2020 / Portugal 2020, FEDER-Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

À semelhança das inúmeras escolas construídas na década de 1990, a Escola Básica de Azambuja ainda apresenta elementos pré-fabricados com amianto na sua composição, substância hoje reconhecida como perigosa para a saúde humana. A empreitada a realizar irá substituir as placas de fibrocimento por painéis sandwich, painéis esses formados por três camadas, duas folhas de chapa de aço e, no meio, enchimento em poliuretano, com vantagens evidentes para as condições de segurança, de saúde e de ambiente na escola.

Os objetivos específicos desta intervenção visam contribuir para a qualificação e modernização do parque escolar do município, proporcionando a melhoria das condições a toda a comunidade educativa de uma escola com cerca de meio milhar de alunos. Em simultâneo, pretende-se melhorar o funcionamento da Escola Básica de Azambuja em aspetos como a eficiência energética e o conforto térmico.

A obra está adjudicada à empresa ISPT-Industrial Services, S.A. e tem um prazo previsto de quatro meses. Todas as questões técnicas relativas aos cuidados especiais com o amianto foram estudadas e planeadas, e têm as respetivas autorizações da ACT-Autoridade para as Condições do Trabalho.

O início dos trabalhos está marcado para o dia 1 de maio (2021) e a sua programação foi devidamente articulada com a direção do Agrupamento de Escolas de Azambuja. Para prejudicar o menos possível a atividade letiva e minimizar os riscos, a remoção do fibrocimento será executada aos sábados e domingos, e durante os dias úteis será instalada a nova cobertura.

Com esta intervenção, o Município de Azambuja erradica, definitivamente, a presença de amianto dos equipamentos escolares em todo o concelho.

(foto aérea Google Maps)