Agentes económicos do Concelho de Azambuja distinguidos na “Gala de Vinhos do Tejo”

Quinta da Lapa, Terreiro, Agro-Batoréu e restaurante Aveiramariscos.

Vários agentes económicos do Concelho de Azambuja foram premiados na “Gala de Vinhos do Tejo 2021”. Este é um evento anual de reconhecimento dos melhores vinhos da região Tejo, da gastronomia e do território, numa organização da Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo) e pela Confraria Enófila Nossa Senhora do Tejo.

A gala composta pelas categorias “Concurso Vinhos do Tejo” e “Prémios Vinhos do Tejo”, acrescentou mais três a esta edição – o “Tejo Academia”, o “Tejo Anima”, o “Concurso de Fotografia de Vinhos do Tejo”.

Na nova distinção – “Tejo Anima”, a Quinta da Lapa, localizada em Manique do Intendente, foi premiada na categoria de Enoturismo. Esta categoria pretendente valorizar o território e as suas valências de lazer, sendo promovida pela Rota dos Vinhos do Tejo.

Na nova categoria – “Tejo Academia”, o restaurante Aveiramariscos, localizado em Aveiras de Cima, recebeu o prémio de “Melhor Atendimento”. Esta categoria tem como objetivo formar e avaliar restaurantes da região, na comida e na relação com o vinho, destacando aqueles que têm melhor “mis en place”, espaço, empratamento, atendimento, harmonização vínica, serviço de vinhos, carta de vinhos e melhores provas teórica e prática, a que estão submetidos durante a formação.

Das 195 amostras concorrentes aos prémios de melhores vinhos, foram atribuídas 9 medalhas a três produtores do Concelho de Azambuja – Agro-Batoréu (Aveiras de Cima), Terreiro (Aveiras de Cima) e Agrovia (Manique do Intendente).

O produtor Agró-Batoréu recebeu duas medalhas de ouro para os vinhos “Terra Silvestre Reserva” de 2019, “Terra Silvestre Grande Reserva” e uma medalha prata para “Terra Silvestre Red Blend” de 2020.

O produtor Terreiro recebeu uma medalha de ouro para o vinho “Alma do Tejo” de 2019 e duas medalhas de prata para os vinhos “Alma do Tejo Premium Unoaked” de 2019 e “Casal da Pipa Reserva” de 2018.

O produtor Agrovia recebeu duas medalhas de ouro para os vinhos “Quinta da Lapa Touriga Nacional Reserva” de 2018, “Quinta da Lapa Syrah Reserva” de 2018 e medalha de prata para o vinho “Quinta da Lapa Reserva” de 2017.

O Município de Azambuja congratula-se com o sucesso dos premiados e saúda o talento, a dedicação e a paixão com as quais estes e muitos mais agentes desenvolvem a economia local e promovem a imagem do Concelho de Azambuja.