Empreitada de Requalificação de Arruamentos na Rua Engº Moniz da Maia e Rua Vítor Córdon

Início da 1ª fase da obra, dia 03 de janeiro de 2022

> Vídeo

O Município de Azambuja vai dar início, na primeira semana de janeiro de 2022, aos trabalhos da empreitada designada como “Requalificação e Reabilitação de Arruamentos na Rua Engº Moniz da Maia e Rua Vítor Córdon, em Azambuja”.

A obra está integrada no Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU) proposto pela autarquia aos fundos da União Europeia, sendo a respetiva candidatura contemplada com um financiamento de 85% a fundo perdido. O investimento total, superior a 638 mil euros, terá uma comparticipação do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) de 542 836,43 euros.

A intervenção consistirá na remodelação e reforço do sistema de drenagem de águas pluviais, na renovação integral da calçada e dos lancis dos passeios e, ainda, na reconstrução do piso da faixa de rodagem com pavimento betuminoso. O objetivo geral do projeto enquadra-se no PARU e é promover uma melhoria do ambiente urbano na vila de Azambuja. Pretende-se harmonizar o espaço público, aumentar a segurança de peões e automobilistas, privilegiar a circulação pedonal procurando reduzir obstáculos e constrangimentos, e disciplinar o melhor possível o estacionamento automóvel.

A empreitada estará a cargo da empresa CONSTRADAS, Estradas e Construção Civil, S.A. e tem um prazo global de 300 dias. A primeira fase da obra, a arrancar com o ano 2022, tem uma duração prevista de 60 dias. O troço desta primeira intervenção compreende a Rua Vítor Córdon, entre a agência funerária e o serviço de Finanças, ficando interdito ao trânsito automóvel. Em alternativa, a circulação de veículos será feita pela Rua Conselheiro Frederico Arouca, seguindo para a Rua D. Rolim e para a Rua João Paulo II cujo sentido invertido temporariamente para nascente.

Conforme apresentado em sessão pública, no passado dia 29 de outubro, a empreitada será desenvolvida de forma faseada com vista a minimizar as dificuldades de circulação em toda a vila. As seis fases serão realizadas de forma sucessiva e divulgadas oportunamente.