Projeto de requalificação da Escola Secundária de Azambuja está apresentado

O projeto de requalificação da Escola Secundária de Azambuja já foi apresentado ao Executivo Municipal, aos presidentes de Junta de Freguesia e aos representantes da Comunidade Educativa do concelho, num encontro aberto à comunicação social.

A sessão contou com a intervenção do Presidente da Câmara – Silvino Lúcio, e a apresentação técnica esteve a cargo do coordenador da equipa responsável pelo projeto – Engº José Ruaz, e do Diretor do Departamento de Infraestruturas e Obras Municipais – Engº Pedro Melo.

A conclusão do projeto constitui mais um passo no longo processo de vários anos de intensa e persistente pressão da autarquia, junto dos órgãos governamentais, para a urgência desta requalificação. Entretanto, a Câmara Municipal já recebeu “luz verde” por parte da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, conseguindo um financiamento de cerca de 3,5 milhões de euros para a obra, cuja estimativa de custo ronda os 4,7 milhões de euros acrescidos de IVA.

Trata-se de uma profunda reabilitação da única Escola Secundária que serve o Concelho de Azambuja, cuja construção data de 1978 e que nunca recebeu a intervenção de fundo de que necessita. Não é possível adiantar, para já, uma previsão para o início das obras, mas tudo será feito para que a intervenção esteja concluída em 2024. Não havendo um espaço alternativo para substituir a utilização da escola, a obra será realizada bloco por bloco e haverá recurso à instalação temporária de alguns contentores-sala no recinto do estabelecimento.

A proposta de requalificação consiste num conjunto de intervenções que visam dotar o equipamento com mais salas, com melhores condições funcionais e com qualidade de construção. Para tal, foi considerada a substituição integral das infraestruturas e revestimentos existentes, adaptando o edifício aos critérios de utilização e de conforto térmico e acústico desejáveis. Pretende-se, ainda, que toda a escola fique preparada com plena acessibilidade aos diferentes espaços e serviços.

Em termos globais, a escola ficará dotada com as seguintes valências:

• 25 salas de aula + 3 salas de E.V.
  • 4 laboratórios + 3 salas de Informática
  • Auditório + Centro de recursos
  • Sala de convívio de alunos + bufete
  • Refeitório + Cozinha + espaços anexos
  • Espaços administrativos
  • Espaços para docentes
  • Reprografia / papelaria;
  • Associação de Estudantes
  • Sala polivalente + I.S./balneários/vestiários
  • Sala de pessoal + I.S./balneários/vestiários
  • Instalações sanitárias