Azambuja recebe a Fase Intermunicipal da 15ª edição do Concurso Nacional de Leitura

Dia 4 de abril, no Auditório do Centro Social e Paroquial de Azambuja.

O Município de Azambuja vai receber a Fase Intermunicipal da 15ª edição do Concurso Nacional de Leitura, organizado pelo “Plano Nacional de Leitura 2027”, em articulação com a Rede de Bibliotecas Escolares e a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas. Este grande evento de leitura ao vivo terá lugar na próxima segunda-feira, dia 4 de abril, no Auditório do Centro Social e Paroquial de Azambuja.

O concurso é desenvolvido ao longo de três fases consecutivas: a fase escolar/municipal, a fase intermunicipal e a fase nacional. Após o apuramento das escolas, seguiu-se a fase de nível concelhio, que contou com a participação de alunos dos Agrupamentos de Escolas de Azambuja e de Vale Aveiras, na qual o Município de Azambuja apurou os seus 3 representantes de cada um dos três ciclos do Ensino Básico.

Terá lugar, agora, a fase intermunicipal, acolhida pelo Concelho de Azambuja, que irá congregar os vencedores selecionados em cada um dos municípios da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo aderentes à iniciativa, com cerca de 80 alunos em concurso. Nesta sessão, serão, então, selecionados os alunos a representar a região na fase nacional.

É de referir que o objetivo central deste concurso é estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora. A iniciativa tem como destinatários os alunos dos 1º, 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e também do Ensino Secundário.