Dia Internacional dos Museus - 18.maio.2022

Hoje, dia 18 de maio de 2022 comemora-se o Dia Internacional dos Museus. A efeméride foi criada em 1977 pelo ICOM - Conselho Internacional de Museus, com o objetivo de promover uma reflexão sobre o papel dos museus.
À semelhança dos anos anteriores, o ICOM propõe um tema de forma a assinalar esta data, tendo sido escolhido "O Poder dos Museus" como o mote deste ano de 2022.

O Município de Azambuja celebra este dia com a promoção de uma edição conjunta do roteiro dos Museus Municipais da Lezíria do Tejo, resultado da recém-criada Rede de Museus da Lezíria do Tejo, cujo objetivo é promover e divulgar as instituições museológicas do território.

De realçar que o Museu Municipal Sebastião Mateus Arenque reabrirá brevemente, após uma profunda renovação museográfica para fazer face aos novos desafios colocados pela sociedade atual. Os serviços educativos continuam a funcionar, realizando atividades com a comunidade escolar em torno do património concelhio e visitas guiadas para o público em geral.

- Roteiro dos Museus Municipais da Lezíria do Tejo